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Danoninho está de cara nova

Uma das criações mais vendidas pela Danone, no Brasil, com mais de 480 milhões de potinhos comercializados por ano, o Danoninho está com uma nova “roupagem” em todos os países em que a marca está presente.

Lilian Raco, sócia-diretora do Cravo Ofício, escritório de design carioca responsável pela atualização dessa identidade visual, explica que a marca entendeu que a versão antiga já estava no mercado há tempo suficiente e não cumpria mais a promessa que prometia em sua integridade.

“Fizemos uma blitz nos elementos da marca, tendo a estratégia do Danoninho e as mais recentes embalagens desenvolvidas pela Bendito Design como ponto de partida para sugerir quais elementos seriam atualizados e quais sairiam para outros serem criados. Equalizamos todos os que foram aproveitados da linguagem antiga, criamos novos e desenvolvemos a estratégia de uso do sistema. Tudo isso foi posto em um manual, com as regras de uso e exemplos de aplicação que inauguram esse novo repertório visual”, explica Lilian.

Danoninho acredita que uma alimentação saudável não tem que ser um campo de batalha constante entre pais e filhos.

“Entendem que dar comida aos filhos pode parecer uma eterna batalha. Os pais se sentem divididos entre sugerir coisas saudáveis que eles não querem comer, mas que deixam a consciência tranquila, ou a guloseima que eles desejam e que faz com que se sintam culpados. A marca, então, oferece saborosas opções mais nutritivas do que as menos saudáveis que as crianças costumam gostar e pedir. Eles têm sabores deliciosos, texturas e embalagens lúdicas e os pequenos adoram”, comenta Eduarda Paternot, sócia-diretora do Cravo Ofício.

No último ano, o cliente solicitou ao escritório carioca que expandisse a identidade visual do Danoninho. A Head Global de Design da Danone, Cristiana Grether, diz que a aposta era em um entendimento simples. “Danoninho já tinha elementos de marca bem bacanas e conhecidos. Ainda assim, a marca parecia inconsistente pelo mundo. Nosso desafio era criar um guideline eficiente e simples de entender”, pontua Cristiana.

“Não deveria ser uma ruptura, mas uma evolução da identidade para adequá-la ao momento da marca. Era muito importante que essa nova identidade oferecesse consistência entre os pontos de contato, mas que fosse flexível o suficiente para funcionar em todos os países onde o produto está presente”, diz Eduarda.

Com isso, uma importante mudança sugerida pelo Cravo Ofício foi repensar o papel do Dino, mascote da marca, na comunicação do produto, com mais protagonismo ao personagem, junto ao visual clean inspirado pelas novas embalagens.

“O personagem foi evoluindo ao longo dos anos, passou por diversas transformações e naturalmente caminhou para uma versão mais humanizada e próxima das crianças. Neste projeto, definimos esse gigantismo do Dino, além do novo traço e diretrizes para as ilustrações. A abordagem central foi criar uma forte presença da cor principal, que no Brasil é o vermelho, gerando um bloco no ponto de venda. Essa estratégia foi escolhida para fortalecer a identificação, por meio de uma cor única da marca, em vez de privilegiar as colorações dos sabores, o que poderia diluir o impacto visual”, comenta Lilian.

Danoninho está presente em 38 países, com diferentes nomes pelo mundo: Danonino (países de língua espanhola como Argentina, México e Espanha, além de França, Portugal etc), Danino (Canadá), Danito (Itália), FruchtZwerg (Alemanha, Eslovênia e Áustria), Danoontje (Holanda), Danonki (Turquia), dentre outros.

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