segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado6º Congresso Brasileiro de Pesquisa apresenta as principais tendências globais em estudos...

6º Congresso Brasileiro de Pesquisa apresenta as principais tendências globais em estudos de mercado, mídia e opinião

A ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – realizará nos dias 24 e 25 de março de 2014, no WTC, em São Paulo, o 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa.

Com o tema “Informação e Decisão – Fronteiras do conhecimento”, o encontro reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional para discutir as tendências no ambiente de negócios, bem como as transformações no comportamento do consumidor, os desafios da indústria frente às novas plataformas de comunicação e o papel da pesquisa no contexto político e no período eleitoral.

Em 24 de março, segunda-feira, a abertura ficara a cargo do escritor sueco Magnus Lindkvist, reconhecido com um dos principais especialistas em tendências da atualidade, que instigará os participantes a observarem as novas formas de pensar e de olhar para o futuro.

Na sequência, o painel de inovação abordará como as empresas estão utilizando a pesquisa de mercado para conferir inovação às áreas de marketing e novos negócios bem como as mais recentes ferramentas que podem ser utilizadas nos processos. Para o tema, a ABEP convidou nomes como Lauren Demar (Ipsos) e Marylin Raymond (GfK) que discorrerá sobre a metodologia do instituto a partir de necessidades dos consumidores, experiência de marca e benefícios.

O painel comportamento do consumidor trará as estratégias de marketing para segmentação do consumidor para compreender as principais transformações da sociedade com nomes como Marcia Akinaga – Ibope Inteligência e Luicana Aguiar – Plano CDE.

O tema seguinte será opinião e eleições cujo objetivo é propor reflexão a respeito do papel da pesquisa dentro do contexto político e social do País.

Os novos e velhos padrões de comportamento político no Brasil será o tema de Mara Teles (Univ. Fed. Minas Gerais). O problema da volatilidade do voto em pesquisas eleitorais será abordado por Maurício Costa Romão (Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau).

As manifestações de junho de 2013 à luz da opinião pública será o tema de análise do especialista Adriano Oliveira e a mediação do painel ficará a cargo da estrategista do grupo J. P. Morgan, Emy Shayo.

No dia 25 de março, terça-feira, Jeffrey Saunders, especialista do Instituto Copenhagen Estudos para o Futuro colocará em pauta as megatendências sociais, econômicas e sociais no ambiente global.

O painel de mídia contará com a análise de Nick North (GfK) sobre como integrar Big Data na mensuração de audiência seguido de debate mediado por Marcelo Marer, VP de relacionamento com o cliente do Wal Mart. 

Na plenária online, German Loewe, diretor geral e fundador da NetQuest destacará os desafios e as perspectivas do crescimento da pesquisa online no Brasil e no mundo. Na sequência haverá a apresentação de casos práticos como Hipermarcas, Qualibest e IBOPE.

O último tema do congresso, novas tecnologia em pesquisa ficará a cargo da neurocientista americana Sarah Walker, da Millward Brown, que apresentará como a neurociência pode ajudar no engajamento das marcas e a contar melhores histórias.

O assunto será contextualizado pelo vice presidente da Survey Monkey, Jon Cohen, abordará o impacto do Big Data frente aos novos modelos de pesquisa.

A programação completa do congresso está disponível no site congressoabep.org.br . 

 

Artigos relacionados

Novidades