No Mês da Mulher, a TIM anuncia a ampliação do projeto “Caminho Delas”. A iniciativa piloto transformou 11 lojas de São Paulo e Rio de Janeiro em pontos de conexão para mulheres em situação de risco. Agora a iniciativa estará presente em mais 147 unidades de 25 Estados, em todas as regiões do Brasil, oferecendo conexão a uma rede de apoio para todas as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência ou que se sentirem em perigo ou ameaçadas por seus agressores.
Para aumentar o impacto do projeto, irão ao ar cinco conteúdos no programa Hoje em Dia, da TV Record. Ana Hickmann vai conduzir entrevistas e abordar assuntos diversos ao longo de cinco semanas.
Com as portas abertas para as vítimas de violência, a TIM promoveu, em parceria com a consultoria Livre de Assédio, um treinamento massivo de toda equipe de vendas de atendimento para mais de 2 mil pessoas. Ao receber uma mulher em busca de ajuda, os profissionais são orientados a oferecer estrutura física para denúncia. Esse apoio também inclui um smartphone para conexão, uma cartilha com informações, contatos de diversos canais públicos e outras autoridades.
“O combate à violência contra a mulher é urgente e não pode esperar. Por isso, estamos aliando o amplo alcance das nossas lojas próprias, o engajamento do nosso time de vendas e as possibilidades da tecnologia em prol dessa causa. E queremos ir além para fazer a diferença na vida das mulheres: em breve, teremos vagas afirmativas para vítimas de violência, para que possam adquirir independência financeira para romper esse ciclo e transformar suas histórias”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
As lojas participantes estão indicadas como “locais seguros”, no mapa interativo Caminho Delas, guia criado a partir de dados das próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial no aplicativo Mulheres Positivas, que faz parte de um amplo ecossistema criado pela empresária Fabi Saad e liderado pela operadora desde 2021.
A campanha Manifesto de Gênero da TIM (“A Equidade é Possível”), com a embaixadora da marca, a cantora IZA, foi lançada em outubro de 2023. A ação foi desenvolvida pela agência BETC HAVAS para reforçar ainda mais os compromissos da empresa com a equidade de gênero, seja no mercado de trabalho ou no combate a qualquer tipo de preconceito e violência contra a mulher.
“Essa ação não é um projeto isolado. Ela faz parte de uma agenda de gênero abrangente da marca e estamos honrados em fazer parte dessa iniciativa. A TIM demonstra uma compreensão profunda das questões que afetam as mulheres atualmente e o combate à violência é uma parte crucial. As lojas transformadas em locais seguros são um exemplo tangível desse compromisso. As ações criativas são essenciais para ampliar esse manifesto e inspirar outras empresas e setores a seguirem o exemplo e se comprometerem com a segurança e o bem-estar das mulheres”, Flavia Braga, diretora geral da BETC HAVAS Rio de Janeiro.
Para a segunda fase da campanha, a ação engloba uma série de outros eventos para promover a equidade, como empregabilidade, empoderamento, maternidade, saúde e bem-estar. Estão previstas também ativações nas mídias sociais, com influenciadores e nomes de peso, como Astrid Fontenelle, Lea Maria Jahn, Bia Ben, Ana Hickmann, Gabrielly Sadovski, Marciele Albuquerque e Thallita Flor. O projeto nas lojas também será replicado nos grandes eventos que a operadora realiza ou patrocina, como o Rock in Rio.