O etarismo, preconceito em virtude da idade, foi um tema que obteve grande repercussão em 2023. Percebendo a sua prevalência no mercado da comunicação, a Associação Riograndense de Propaganda realizou a pesquisa “Fala, 42+”, que buscou identificar como o etarismo se apresenta entre os publicitários gaúchos. Para isso, a instituição contou com parceria da Aamaros Consultoria e da [Ox]igênio Lab, além do apoio da Integrada Comunicação.
Entre os resultados, agora disponíveis para consulta através do link www.arpnet.com.br/pesquisas-arp/, foi possível identificar que a maioria dos publicitários com mais de 42 anos já foi vítima de etarismo no mercado de trabalho. Além disso, percebe-se que muitos deles consideram importante a troca intergeracional e buscam se manter atualizados sobre as novas tecnologias. Uma prévia dos insights obtidos já havia sido divulgada no final de agosto, em evento realizado na sede da ARP.
“Através deste recorte sobre o etarismo no ambiente publicitário gaúcho, criamos um panorama inédito e revelador de vivências, expectativas e inspirações. Vejo o combate ao etarismo como uma oportunidade para a indústria da propaganda se reposicionar e recuperar seu protagonismo de inovação e mobilização cultural. O meu desejo para 2024 é ver este novo caminho se transformar em ação”, avalia Adriana Amaro, fundadora e diretora da Aamaros Branding e head de estratégia do projeto.
Um desejo semelhante é compartilhado por Maria Carmencita Job, head de pesquisa da [Ox]igênio. Para ela, o levantamento apresentou “um resultado que valoriza o ambiente oxigenado e criativo da publicidade sem etarismo e que fortalece um futuro que depende de ações no presente”, comenta.