O ENAPRO 2023, encontro de propaganda promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), que aconteceu sexta e sábado, 24 e 25, na Praia do Forte, reuniu convidados nacionais no anfiteatro do Espaço Baleia Jubarte. Nos dois dias, o evento teve plateia lotada, formada por profissionais de agências de publicidade de todo o estado, veículos de comunicação, fornecedores e estudantes.
Com a proposta de discutir tendências e apresentar uma visão abrangente sobre diferentes aspectos do cenário atual, na sexta-feira, a programação teve palestras do presidente da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, que falou sobre ” O poder da audiência”. O especialista Alexis Pagliarini, apresentou o tema “Criativismo”, e a convidada Bete Marin, debateu os desafios do etarismo na propaganda.
No mesmo dia, a Diretora de Inteligência de Mercado e Serviços da Globo, Gabriela Sicito, falou sobre a “TV Do Futuro”. Bruna Exposito, líder do time de agências de Growth do TikTok, discorreu sobre a plataforma de mídia social. Por fim, o fundador da CUFA – Central Única das Favelas, Celso Athayde, palestrou sobre “Favela é território de Potência”.
No sábado (25), o fundador do site Razões para Acreditar, Vicente Carvalho, foi o grande convidado do dia e compartilhou insights valiosos sobre histórias de pessoas e a importância da comunicação autêntica e proporcionou um fechamento emocionante para o ciclo de palestras do evento.
O encontro reservou também um momento especial para lembrar um ícone da publicidade: Duda Mendonça. O publicitário baiano, falecido em 2021, recebeu uma homenagem póstuma, com apresentação de um vídeo, assinado por Nelson Cadena, que destacou a sua história e importância para o mercado. Participaram do tributo, os filhos de Duda, Alexandre, Leonardo e Rafael Mendonça, e o enteado Henrique, que receberam uma obra feita pelo artista Marcelo Gomes.
O evento foi encerrado com um almoço com os participantes e organizadores. Na ocasião, o presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas, destacou o sucesso da iniciativa. “Durante todo o ENAPRO, agências e profissionais do mercado publicitário tiveram a oportunidade de participar de discussões relevantes e de fortalecer laços profissionais. Isso tem impacto para o crescimento não só de quem esteve conosco, mas para o avanço e fortalecimento da indústria publicitária. Até o próximo”.