No cenário da economia criativa e do mercado de mídia, a trajetória da ClapMe é uma história de reinvenção e crescimento notável. O que começou como uma plataforma de streaming de shows entre 2012 e 2013, fundada por Filipe Callil, Celso Augusto Forster, Diego Yamaguti e Felipe Imperio, hoje é muito mais do que isso – evoluindo para uma “CONTECH” (conteúdo + tecnologia) com diversas unidades de negócios.
Durante a pandemia, a ClapMe enfrentou desafios significativos, mas também encontrou
oportunidades de crescimento no mercado de streaming. No auge da crise, a empresa chegou a produzir mais de 100 lives em uma única semana e agora, pós-pandemia, a ClapMe é uma empresa madura, mantendo o espírito de startup que a tornou uma referência criativa.
Antes da pandemia, a ClapMe operava como uma plataforma digital que conectava ídolos e fãs com transmissões ao vivo em mais de dois mil eventos, atendendo a cerca de 250 mil usuários e 12 mil artistas. A startup gerenciava uma grade de shows e conteúdo, e através de uma assinatura mensal, os usuários podiam acessar conteúdo on demand e interagir durante as lives. Hoje essa cultura é altamente difundida, devido a reinvenção do mundo na pandemia, mas era uma visão de mundo da qual a ClapMe já compartilhava e foi pioneira.
Além disso, em 2016, a ClapMe surgiu como uma unidade de negócios, colaborando com
influenciadores digitais em transmissões ao vivo no Facebook Live, com projetos envolvendo marcas notáveis como Crystal, TNT, Casas Bahia, Ponto Frio, Avon, Unilever, Audi, Mondelez, Renault, Catraca Livre, Terra, Spotify, Rádio 89, Natura, Ford, Jaguar, Land Rover, E! Entertainment, entre outros.
A chave para o sucesso foi a compreensão de que não basta se posicionar apenas como tecnologia, produtora ou criativo, é necessário ser um pouco de tudo. Com essa crença em mente, a empresa expandiu seu portfólio de negócios e passou por uma reestruturação que atinge todos os setores do negócio, que somados já se estruturam como uma Holding chamada Base VB.
Atualmente, a “ClapMe Group” opera diferentes unidades de negócios entre elas a ClapMe
Produtora, uma produtora audiovisual que presta serviços de transmissão de eventos ao vivo, a ClapMe Network, uma network de conteúdos autorais em parceria com influenciadores digitais e já conta com mais de 15 projetos no portfólio, como é o caso da Titi Muller e da Mari Moon com o Podcast Acessíveis; João Branco e Marcos Piangers no Santa Correria; Pâmela Magalhães e Paula Carvalho no Coração Peludo, entre outros. Referência de mercado a network tem ganhado visibilidade não só do público mas também de grandes marcas que investem em patrocínios como a GM, Reserva, La Guapa, Yoki e a Dafti por exemplo. Hoje como braço essencial dentro do grupo, a Network tem sido o principal foco de evolução.
Outras unidades de negócio operam junto ao grupo como a ClapMe Tech, uma plataforma whitelabel focada em eventos que oferece soluções para monetização em ambiente digital, onde os criadores de eventos contam com ferramentas como venda de ingressos e assinaturas para participação das lives, além das vendas de produtos que ocorrem durante as transmissões. A ClapMe Hub, sede da ClapMe Group, é um espaço físico localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que visa promover a criação de novos negócios e networking, um centro de inovação e criatividade para o mercado da economia criativa, que vai além de um espaço de coworking.
Em 2023 a ClapMe Group ganha ainda mais força e espaço no mercado com a junção de operação dos 04 fundadores da 2Simple, empresa de desenvolvimento de estratégias para empresas, que transforma ideias em negócios sustentáveis conectando empreendedores a investidores. Renato Gil, Leandro Lange, Henrique Gonçalves e Fernando Patara trazem um novo momento e conceito para o grupo, nascendo a holding BASE VB, responsável por acoplar e gerenciar novas empresas do segmento, seja por meio de investimento, aquisição ou criação de novos negócios.
A Base VB opera como uma holding que centraliza todas as unidades de negócios do ClapMe, 2Simple, N A V E (fruto dessa relação), agência digital especializada em Inteligência Artificial, Arena HUB, Fextou, bem como de outras empresas que estão entrando no portfólio e serão oficialmente anunciadas em breve. Além disso, a BASE VB também opera como “venture builder”, investindo e adquirindo participações em empresas em estágio embrionário, como é o caso da Vê de Verdade (www.vedeverdade.com.br), uma beautytech que entrou recentemente para o portfólio.
“Pioneira desde a sua criação, a ClapMe Group expandiu não só as unidades de negócio e espaço físico, mas também na expertise de já ter feito mais de 5.000 eventos, de ter enfrentado os desafios de uma crise global, de conseguir atrair o capital humano atraído pelo espírito de uma startup, pelo acesso ao novo mercado e a novas tecnologias, e também na experiência somadas com os novos membros da sociedade . Hoje madura, a ClapMe Group se prepara para ser novamente pioneira, a voar novos ares e expandir mercados.” explica Leandro, VP de atendimento e operação estratégica da holding base VB.