Pelo segundo ano consecutivo, a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação digital, é destaque no Ranking Top 100 Open Startups, premiação que celebra as corporações que mais contrataram e inovaram com startups, apoiando o desenvolvimento de novos negócios. A Meta ainda figura no Top 3 Open Corps Middle Market e é Top 4 na categoria “Serviços e consultoria de TI” do Ranking Top Open Corps 2023.
O Ranking Top Open Corps 2023 é promovido pela 100 Open Startups, plataforma internacional de impacto e foco na conexão de grandes empresas e startups. Mais de 5,3 mil organizações participaram do levantamento que monitora a evolução das práticas de inovação aberta e premia as empresas e startups líderes em seus segmentos.
“É um orgulho para a Meta figurar entre as grandes companhias do setor comprometidas com o avanço da evolução digital no país. Há mais de 30 anos, apoiamos centenas de organizações, de todos os tamanhos e segmentos, na construção da cultura de inovação e na geração de valor por meio da tecnologia. Nada melhor do que trazer o ecossistema de inovação para dentro de casa”, destaca Telmo Costa, CEO da Meta.
O levantamento bateu recorde e avaliou mais de 5,3 mil corporações que contrataram startups no último ano, no período entre julho de 2022 e junho de 2023, e ouviu lideranças que atuam para incentivar o cenário do empreendedorismo. De acordo com o ranking, o volume de negócios gerados para as startups com investimento das médias e grandes empresas totalizou R$ 6,4 bilhões em 2023, em 54 mil contratos, o que representa mais do que o dobro em relação ao total do ano anterior (de julho de 2022 a junho de 2023), que foi de R$ 2,7 bilhões.
Neste ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 90 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 273 o número de Open Corps do setor de Serviços e Consultoria de TI identificadas no país – o equivalente a 5,4% de todas as companhias que fizeram inovação aberta com startups no Brasil neste período.
No total, as corporações do setor de Serviços e Consultoria de TI estabeleceram 1.049 relacionamentos de negócios com 553 startups no último ano. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups. Além disso, a maior parte dos relacionamentos das empresas deste segmento foi com startups FinTechs (12%), seguida das HRtechs, com 10%, e IndTechs, com 8% dos relacionamentos registrados no setor.
“Acreditamos muito na sinergia entre startups e grandes corporações, parceria que gera a evolução dos negócios e a escalada de resultados. Damos apoio para que possam atingir novos patamares, inclusive, no processo de expansão e internacionalização por meio das nossas operações fora do Brasil”, ressalta Marcio Flôres, Head da Meta Ventures, Corporate Venture Capital da Meta.