domingo, dezembro 22, 2024
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Nova campanha de Seda empodera cabelos crespos

Seda, marca de cuidado para cabelo do grupo Unilever, lança no dia 2 de outubro sua nova campanha para a linha de produtos ‘Juntinhos’, que visa ampliar seu espaço no mercado, ao lado de temas que já fazem parte do repertório da marca. Com o objetivo de celebrar os cabelos crespos e cacheados por meio da ancestralidade, promovendo autoestima e representação positiva para crianças e a população negra, a marca se uniu à Disney, PretaHub, Plano de Menina e ONG Na Ponta dos Pés, para o lançamento do projeto através do movimento “Uma Princesa Puxa Outra”.

A campanha visa dar destaque a uma narrativa importante já presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas, através de momentos inéditos, como a animação da princesa Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo”, soltando seus cabelos oficialmente com a parceria inédita com os Studios Disney em Hollywood,  e a presença de Lázaro Ramos ao lado da filha, pela primeira vez, em uma campanha.

“Unilever tem um compromisso firmado em construir projetos com propósito e diversidade. Seda é uma das marcas mais engajadas do grupo. Trabalhamos com beleza e autoestima, e é nosso papel romper com padrões tóxicos que são reproduzidos desde muito cedo. Pensando nessas crianças, com cabelos raramente representados em bonecas e desenhos, entendemos que a identificação é parte importante do processo de construção da autoestima. Iniciamos então a construção da nossa campanha tendo isso em mente e trazendo para perto de nós e de todos os envolvidos na campanha. E buscamos dar a magnitude necessária a esta ação construindo um legado que começa com a provocação para soltar os cabelos da Tiana. Queremos mudar o mercado juntos e promover uma experiência muito mais positiva entre as crianças negras e seus cabelos daqui para frente.” comenta Thaís Hagge, CMO de HairCare LatAm de Unilever.

Para ilustrar e dar peso no movimento,  Seda convidou Lázaro Ramos – ator, escritor, apresentador, diretor, e grande nome na luta e movimento antirracismo, além de ser uma das figuras negras mais importantes do país – para reforçar a importante mensagem sobre a ancestralidade que o cabelo das pessoas negras carrega. Ao lado de sua filha, pela primeira vez para uma ação publicitária, Lázaro e Maria Antônia se conectaram com a campanha de imediato, e compartilharam um momento de troca, carinho e ensinamento,  que vivem em casa desde sempre.

“Falar sobre cultura preta, e os principais pilares que habitam nela, como a conexão com a ancestralidade, representatividade positiva, o cuidado com o cabelo e o orgulho por sua textura, é algo que faz parte da rotina da minha família dentro de casa. Poder contribuir com SEDA,  para estimular e ampliar a autoestima das pessoas , para que através dessa campanha elas se reconheçam, se celebrem e se orgulhem de seus cabelos, é um convite que eu não poderia negar, principalmente por poder mostrar tudo isso ao lado de quem me inspira e ensina diariamente!!” – conta Lázaro Ramos sobre sua participação ao lado de sua filha na campanha.

Para marcar o lançamento do movimento estimulado por Seda, a marca lança em um evento para convidados (no dia 2 de outubro), seu filme de campanha criado pela SOKO – agência responsável pela estratégia, conceito e desenvolvimento criativo de toda a campanha –  que é protagonizado por Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés. Interagindo com a animação dos Studios Disney, a princesa Tiana motiva a professora Tuany a soltar seus cabelos e a ação gera um efeito dominó em uma rede de meninas que são estimuladas a se orgulhar de seus crespos e cacheados através da identificação e do exemplo. De um jeito lúdico, leve e inspirador, a marca escolheu a narrativa para ilustrar a mensagem mais importante da campanha, “Uma Princesa Puxa Outra”.

“Quando falamos de ancestralidade e referência, dentro da cultura preta, ela pode vir de todos os lados, não somente de pais e familiares, pois a troca do cotidiano é chave para se ensinar e aprender dentro da comunidade. Por isso, para o filme, buscamos essa representação que mostra o impacto que o movimento de uma pessoa pode ter em varias outras, ela fala de troca, comunidade e orgulho.” Conta Ingo Martinho, Creative Leader da SOKO.

A marca também realizara no evento, uma roda de conversa entre Adriana Barbosa (PretaHub), Tuany Nascimento (Projeto na Pontas dos Pés), Viviane Duarte (Plano de Menina) e Lázaro Ramos, que debaterão sobre todos os temas em torno da campanha. E seguirá com ativações nas redes sociais, como um challenge no TikTok, que convoca todas as pessoas negras a repetirem o ato da Princesa Tiana de soltar o cabelo, dando continuidade ao movimento e impactando positivamente ainda mais pessoas.

Para além das ações de lançamento, Seda também entende que há a necessidade de provocar uma mudança no mercado infantil para que as crianças possam receber esse estímulo positivo e inspirador desde cedo. Pensando nisso, a marca promoveu uma roda de conversa ao lado de bonequeiras e representantes de duas organizações importantes para a comunidade negra, a PretaHub e o Plano de Menina, para debater sobre a representação positiva nos brinquedos disponíveis hoje em dia.

O encontro teve como objetivo prototipar uma boneca com cabelos crespos, próximos aos reais,  que fará parte do movimento da marca. O protótipo será divulgado ao público em um segundo momento, e visa gerar um impacto no mercado de brinquedos infantis.

Para acompanhar a campanha e todos os movimentos em torno dela, basta acompanhar a #UmaPrincesaPuxaOutra nas redes sociais, além dos perfis oficiais de Seda noinstagram eTiktok.

LÁZARO – CONTEÚDO 1 final

FICHA TÉCNICA

SOKO, agência de comunicação criativa

Agência Criativa: SOKO

Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi

Co-CEO: Brisa Vicente

CCO: Rafael Ziggy

Diretor Executivo de Criação (ECD): Vinicius Chagas

Creative Data Leader: Ingo Silva, João Souza, Gabriela Moura

Direção de Arte: Myrian Cipriano e Eduardo Freitas

Redator: Jessica Borges

Content Manager: Thaís Borges

COO: Felipe Belinky

VP de Atendimento: Renata Cintra

Head de Atendimento: Verena Neves

Diretora de Grupo de Conta: Juliana Pereira

Diretora de Conta: Renata Franceschi e Lilian Goulart

Gerente de Atendimento: Louinnie Dandara

Executiva de Conta: Gabriela Amorim e Kimani Santos

Head de Operações e Produção: Larissa Kubo

Líder de Projetos: Brenda Colautti

Gerente de Projetos:  Elisa Celia, Sarah Barros, Evilane Justo, Tatiana Lima, Carolina Daniel

VP de Impacto: Gabriela Rodrigues

VP de Estratégia e Conexões: Ana Cortat

Head de Estratégia e Dados: Mariana Cordeiro

Líder de Estratégia: Keid Sammour

Estratégia: Joaquim Carvalho, Gabriela Brum, Wallan Firmo, Jaqueline David

Head de Broadcasting: Fabiane Abel

Broadcast Leader: Fabíola Ribeiro

Sênior de Transmissão: Luisa Marcomini

Broadcaster: Nanna Galli, Jossiani Braga, Caique Jota

Head de Paid Connections: Guilherme Horácio

Mídia: Keilla Conti

Parceiros

PretaHub

Adriana Barbosa, CEO

Plano de menina

Viviane Duarte, fundadora e CEO

Kelly Sá, Diretora de Estratégia e Expansão

Melina Oliveira, Gerente de Negócios de Impacto

Luana Ortiz, Embaixadora Teen

De Benguela

Thaís Ramos: Gerenciamento do projeto

Mariani Sousa: Coordenação do projeto

Isabel Siraba: Desenvolvimento do produto

Katle Otávio: Auxiliar de desenvolvimento

Tuk

Diretor TUK/ Modelador 3D: Gabryel Tarouquela

Gerente de projetos: Igor Fajardo

Artista de Groming: Miguel Giffu

Ilustração 2D: Pedro Henrique Freitas

Pintura: Fábio Bechinski

Produção de Conteúdo Mobile

Filmmaker: Marina Alba dos Reis Lima

Assistente de filmmaker: Júlio César Terra Limiro

Produtora de transmissão ao vivo: BRN Streaming

Técnico de video e streaming: Fagner Fanzyne

Técnico de som: Victor Rotta

ONG Na ponta dos Pés

Tuany Nascimento – fundadora

Gaby de Oliveira – assessora

Ana Paula – catering

 

Sagaz

DIRETORA DE CENA: Pix Clementino

DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Riva

DIRETORA DE ARTE: Fernanda Teixeira

1º ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Calleb Corrêa

ESTAGiÁRIA AD: Kesia Ladislau

 

PRODUTORA EXECUTIVA: Silvia Sivieri

DIRETOR DE PRODUÇÃO: Marcelo Pereira

COORDENADORA DE PRODUÇÃO: Paula Sivieri

COORDENADORA DE PRODUÇÃO: Alline Blanco

1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Patrícia Fontes

SECRETÁRIA DE PRODUÇÃO: Fabiola Vasques

ATENÇÃO: Silvia Sivieri

PRODUTORA DE CASTING: Giselle Favoreto

PRODUTORA DE FIGURINO: Preta Marques

PRODUTORA DE OBJETO: Bianca de Andrade Portes

SOM DIRETO: João Paulo Fonseca

MAQUIAGEM: Jaqueline Leandro

ELENCO:

Bailarina Professora : Tuany

Bailarinas ONG:

Agatha Vitoria Cypriano Santos

Ana Luyza Vianna Nunes

Debora Vitoria Paulino Miranda

Emanuely Vitoria Silva Alexandrino

Julia da Silva Barbosa

Lavinya da Silva Ferreira

Maria Alice Santos da Silva

Maria Gabriela da Silva

Rebeca Lara Alves Rodrigues

Sara Vitoria da Silva Olveira

Atriz mãe: Aline Cristina Jesuaino Aniceto

Atriz filha: Isabela Carvalho Pinto

Menina da Coroa: Alice Gomes Martins

 

FOTÓGRAFO STILL: Rafael Freire

 

PÓS PRODUÇÃO: Sagaz Filmes

MONTADOR: Sergio Diniz

ANIMAÇÃO 2D e ILUSTRAÇÃO: Christian Luis

COLOR: Braion Marçal – Cora Post

COORDENADOR DE PÓS PRODUÇÃO: Ali Ruas

FINALIZADOR: Ali Ruas

Trilha: LOUD +

Direção musical: Fabio Smeili

Atendimento:  Lu Fernandes, Priscila Miranda, Ju Pontes

Produção: Gustavo Garbato, Philip Kim, Bernard Massot, Peter Turcan, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.

Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa e Rodrigo Tedesco.

Produção executiva: Maia Feres

Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches, Doug Freitas

Pós-produção de áudio: Audiomaníacos

Coordenadores: Rafael Bacchi e Rafaela Oliveira

Sound Design: Vinícius Villani

Mixagem e Finalização: Dudu Massonetto

Agência de supervisão musical: Big Sync Music

Supervisor Musical: Alex Menck

Coordenadora musical: Luiza Castro

Administrativo: Bianca Silva

Casa de Vídeo

DIREÇÃO: FILIPE GODOY

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: JULIA CAMPOS

ATENDIMENTO: LUDMILA PIMENTA

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: THAYS DORNELLES

PRODUÇÃO: FERNANDA PAIXÃO

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RODRIGO RAMOS

LOGGER: THOR FERREIRA DA COSTA CABRAL PRADA

ASSISTENTE GERAL: CAIO ARAUJO

EDIÇÃO FINAL: FAUSTO KAWADA

ASSISTENTE DE EDIÇÃO: MARCELO MAGALHÃES

ASSISTENTE DE PÓS-PRODUÇÃO: RAFAEL PIRES

LOCUTOR OFF: Luciana Pioto

MIXAGEM: MAURICIO DOMENE

P.Exe

Produção Executiva: Cynthia Araújo e Ricardo Capdeville

Clientes (aprovadores)

Thais Hagge : CMO e VP de Marketing

Nathalie Honda: Diretora de Categoria

Paula Paiva: Líder de Digital e Mídia

Jessica Safatle: Gerente de Marketing

Julia Treiger: Coordenadora de Marketing

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