O mercado publicitário fechou o primeiro semestre de 2023 com R$9,14 bilhões em investimentos em mídia. Os dados foram captados pelo Cenp-Meios, entre janeiro e junho, com 319 agências de publicidade de todo o país. A nova leitura mostra um crescimento de 10%, frente ao mesmo período de 2022, quando registrou R$8,3 bilhões, numa aferição com 309 agências. No último ano, o volume de injeção totalizou R$ 21,2 bilhões.
“Fechamos o primeiro semestre com bons números e investimentos consistentes. Mercado vem melhorando com as medidas do novo governo, absorvendo novas diretrizes econômicas e nossa expectativa é que segundo semestre seja ainda melhor, tendo em vista a movimentação inerente ao período com picos de consumo como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que exigem comunicação com o consumidor”, sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.