A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e Fronte Pesquisa, traz um novo panorama sobre o perfil do novo consumidor.
O levantamento foi realizado por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings, com idades acima de 17 anos, e que visitaram algum empreendimento no mês anterior à entrevista – para os moradores das capitais e em regiões metropolitanas -, e há pelo menos dois meses para os residentes nos interiores dos estados. Foram ouvidos clientes dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal em cidades que abrigam pelo menos 1 shopping entre os meses de fevereiro e março deste ano.
Com relação ao novo perfil geral desse frequentador, a pesquisa indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimo, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos.
Novo comportamento — A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” se debruça sobre pilares importantes para o setor. No âmbito de Hábitos e Comportamentos, o levantamento pontua que 24% consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping e 22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas. 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia. 65% dos frequentadores vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.
Em termos de Comportamento de Compras (Física e Online), 74% disseram pagar com cartão de crédito, 63% com débito e 52% já pagam via PIX. Dos respondentes, 75% costumam pesquisar preço online antes de ir a uma loja física. Sobre as preferências, 58% costumam comprar calçados no shopping e 54% vestuário.
Em relação à Motivação para ir aos Shoppings, 43% dos consumidores se disseram incentivados a visitar os empreendimentos pelas Compras, 31% pelo Lazer, 21% pela Alimentação e 5% pelos Serviços.
A respeito da Conexão e Engajamento com os Shoppings, a pesquisa mostrou que 92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que costumam frequentar e 35% possuem algum aplicativo de shopping no celular.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, essa nova pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia. “Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, através de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta o executivo.
A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” está disponível em formato pocket, gratuitamente, no APP Abrace. Já o estudo na íntegra pode ser adquirido no site da entidade (www.abrasce.com.br). Na versão completa, há informações sobre comportamentos pet e omnichannel, e dados segmentados por região brasileira e abertura de informações para 11 cidades e interior de São Paulo. Além disso, é possível consultar dados por renda, idade, influência das gerações Z e 50+, dinâmica das famílias com crianças de até 12 anos, entre outras novidades.