A TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, fará pela primeira vez a cobertura da Lavagem de la Madeleine, em Paris, e de Santo Antonio, em Lisboa e leva para estes dois países a jornalista Wanda Chase para uma série de reportagens.
A cobertura dos eventos e reportagens especiais sobre os baianos morando na Europa serão exibidas na programação durante o mês de setembro e no portal Aratu ON.
“É uma honra ser convidada por esta casa que sempre me recebe tão bem. Já fiz dois carnavais pela Aratu e agora é uma alegria ter a oportunidade de contar a história de uma celebração de maior importância para a Bahia, que vai completar 21 anos, no próximo dia 10 de setembro. A lavagem de la Madeleine foi criada, idealizada e realizada pelo artista Roberto Chaves (Robertinho), natural de Santo Amaro, um homem que tem uma clareza muito grande de pertencimento da nossa cultura e, com saudade da Bahia, criou esta única festa popular que ocorre na cidade. Uma festa que enaltece a Bahia, a cultura, nossos artistas, samba de roda, negros e de matriz africana agregando baianos, moradores e turistas”, conta Wanda.
Wanda Chase depois segue para Lisboa, para mostrar a festa de Santo Antonio, que será em 17 de setembro, também criada e organizada por baianos que residem na capital portuguesa.
“A TV Aratu valoriza nossa cultura, nosso estado, nossa história. Vamos mostrar quem são esses baianos que fazem sucesso lá fora, que divulgam a cultura da Bahia e que amam nosso estado. Vai ser um material muito rico e ter Wanda Chase conosco, novamente, é um orgulho. Uma profissional que inspira e que é profunda conhecedora e defensora da cultura baiana”, diz Glauber Mateus, Gerente de Conteúdo do Grupo Aratu.
É um momento de celebração, de encantamento. Artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Marienne de Castro, Jota Velloso, Tonho Matéria, Carlinhos Brown, Márcia Freira, Ludmila dos Anjos, dentre outros já participaram desta semana de celebração.
Lavagem de la Madeleine
Atualmente, o festival já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris, sendo ainda uma das datas que reúne milhares de participantes no cortejo, de cerca de 3,5 km entre a Praça da República e a Igreja da Madeleine, como acontece em Salvador.
A festividade conta com diferentes blocos e alas, como a das baianas, o maracatu, diferentes grupos de batucada e a ala Mulheres da Resistência, que há três anos homenageia mulheres que se destacam na política e na História. No ano passado, o evento voltou a ter um trio elétrico no desfile.