Após um intervalo de 3 anos, a FilmBrazil – plataforma internacional desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), volta a Cannes, com o objetivo de promover o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy, durante o festival.
Com o intuito de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, a campanha, além de contar com peças de mídia digital, trouxe artistas brasileiros para chamar a atenção do público que esteve presente no Palais.
Na quinta-feira, dia 22 de junho, o happy hour do Cannes Lions, promovido pela FilmBrazil com apoio da Globo, recebeu Wilson Simoninha, Jair de Oliveira e o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta para um show ao vivo no terraço do Palais de Festivals. A atração levou um gostinho do carnaval de rua para a Croisette e foi muito bem-sucedida e elogiada pelos presentes no evento.
Além disso, direto de Basel para Cannes, a plataforma também trouxe a talentosa artista Rafaella Braga para o principal festival de comunicação e publicidade do mundo. Durante o dia 22 de junho, muitas pessoas passaram no Palais para conferir o grande mural pintado por Rafa em homenagem ao nosso país. A artista começou o trabalho nas primeiras horas do dia e finalizou a tempo do happy hour para que fosse visto por todos os presentes na festividade. Ao longo dos próximos dias, a obra, que tem 2m x 3m, será doada e incorporada ao acervo do Ministério das Relações Exteriores.
“A nossa volta a Cannes foi extremamente especial. Conseguimos levar uma delegação de mais de 20 produtoras brasileiras, promovendo um networking com o mercado internacional, e promover o conceito ‘Made in Brazil’, que passou a mensagem que buscávamos, de mostrar o nosso país como um polo de exportação de talentos, criatividade, locação e diversidade”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
RESULTADO DO BRASIL EM CANNES
Nos cinco dias do festival Cannes Lions, o Brasil conquistou 92 leões. As premiações foram nas seguintes categorias: Brand Experience & Activation, Creative B2B, Creative Commerce, Creative Data, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Design, Digital Craft, Direct, Entertainment, Entertainment Lions For Gaming, Entertainment Lions For Music, Entertainment Lions For Sport, Film, Film Craft, Glass: The Lion For Change, Health & Wellness, Industry Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Print & Publishing, Radio & Audio, Social & Influencer, Sustainable Development Goals e Titanium. Entre Eles, há dois Grand Prix (prêmios máximos) e um Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).
Além disso, no dia 20 de junho, foram divulgados os resultados da categoria Film Craft. Nela, por meio do trabalho dirigido pelo diretor brasileiro Vellas, o país levou 6 Leões com os trabalhos Buscapé, produzido pela O2 Filmes, e Shout, produzido pela Rebolucion México. O destaque da categoria foi para o filme dirigido por Vellas para a Telefónica, que conquistou um Leão de Ouro.
“Nosso último Leão de Ouro em Film Craft foi em 2019. Depois de duas edições, sendo que em 2022 não tivemos nenhum prêmio na categoria, voltamos para casa renovados com um ouro conquistado pelo Vellas com o filme ‘Shout’, que vem para coroar esse momento de reconstrução da nossa produção audiovisual, dos nossos talentos e do nosso país”, complementa Marianna.