Com o objetivo de conscientizar professores, educadores e familiares e estudantes de escolas públicas e privadas sobre a importância da alimentação saudável nas escolas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), juntamente com a ACT Promoção da Saúde, Desiderata e FIAN Brasil, anuncia o lançamento da campanha ”Comer bem na Escola. Essa é uma lição pra vida toda”. Criada e desenvolvida pela agência Repense, a campanha conta com filme para TV, estratégia digital, mídia programática, ação em streamings como Netflix e mídia Out-Of-Home, e faz um alerta sobre o consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados feito por crianças e adolescentes, considerando seus danos a médio e longo prazo. As ações reforçam o papel do ambiente escolar como um espaço para a formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis.
A iniciativa do Idec busca conscientizar sobre um problema latente da sociedade, que afeta milhares de brasileiros nos dias atuais. Diversos estudos associam o consumo dos ultraprocessados com o desenvolvimento de doenças crônicas graves como o diabetes, a hipertensão arterial, a depressão e o câncer. Segundo um dos mais amplos estudos feitos sobre o tema no Brasil, o ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), 9,6% dos nossos jovens sofrem de hipertensão arterial. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 32% das crianças entre 5 e 9 anos apresentaram excesso de peso em 2020.
“É urgente conscientizar toda a comunidade escolar para os riscos associados ao consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados na infância. As crianças e adolescentes são altamente suscetíveis à influência do ambiente ao redor delas, e é por isso que a escola é um espaço tão crítico na formação de hábitos alimentares”, afirma Giorgia Russo, consultora técnica do Idec. “Essa campanha é importante porque mostra que este é um desafio que deve ser enfrentado de forma conjunta pela comunidade escolar e as famílias”, completa.
E justamente por ser uma questão de médio e longo prazo, constata-se que as crianças de hoje serão as principais afetadas no futuro. Pensando nisso, as entidades e a Repense utilizaram o ambiente escolar como pano de fundo da campanha, por ser o local onde as crianças passam a maior parte da sua rotina diária. Além disso, a escola também envolve muitos atores, que podem se tornar agentes da mudança na sociedade, como pais, mestres e todos que estão inseridos na comunidade escolar, desde porteiros às merendeiras.
No filme de 30” para TV aberta e fechada, a narrativa é conduzida por uma nutricionista que aponta para a importância de se garantir uma alimentação saudável a nossas crianças e adolescentes, destacando que a participação de todos – pais, familiares e agentes públicos – é fundamental para transformar a alimentação, reafirmando que a escola também é lugar para se aprender a comer bem.
“Além do filme, todas as frentes e canais da campanha ajudam na conscientização com diversos conteúdos esclarecedores em diferentes pontos de contato. Acreditamos que podemos mudar esse cenário trazendo bons argumentos e engajando pais, alunos, professores e todos os envolvidos nessa questão. É muito gratificante ter a oportunidade de poder mudar atitudes em prol de uma geração melhor e mais saudável”, comenta Alexandre Ravagnani, Diretor Executivo de Criação da Repense. Assista ao filme:
Os interessados no tema podem acessar o site ‘Comer Bem na Escola’ e demonstrar seu apoio à campanha ao se cadastrar e assim contribuir para a proteção da saúde das nossas crianças.
FICHA TÉCNICA
Título: Comer Bem na Escola
Anunciante: IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Agência: Repense Comunicação
CEO: Otavio Dias
Atendimento: Bianca Tenenberg, Taisa Tamura, Daniel Inglez
Criação: Alexandre Ravagnani, Daniel Chagas, Edimilson Costa, André Geniselli
Planejamento: Daniel Rimoli, Vinicius Rodrigues
CM: Tabata Madeira
Mídia: Denis Danela, Paula Dias
RTV: Paula Moreira
Produtora de Filmes: Dogs Can Fly
Diretor Executivo: Thiago Balma Atendimento: Niry Usha, Simone de AngelisAssistente de Atendimento: Fillippi Mazutti
Direção de cena: Marcelo Bozzini
Assistente de direção: Adriana Foureaux
Direção de Fotografia: Pedro Furtado
Produção Executiva: Ricardo Whately
Diretor de Produção: Andre Macedo Coordenação de pós: Paula Oliveira SolanoMontagem: Caetano Drumond
Assistente de ilha: Mr HepaFinalização: Igor Angelo
Color: Caetano Drumond Finalização: Safari PostProdutora de Som: Pingado
Atendimento: Guilhermina de Paula, Bruno Rodrigues Produção Executiva: Lu NovelliDireção musical: Will Bone
Produção musical: Vitor ZaferCoordenação de produção: João Pedro Juknevicius
Finalização: Lucas Weingaertner Edição: Well CostaFotógrafo: Pedro Gravatá
Aprovação Cliente: Camila Rigi, Tainá de Almeida Costa, Laura Dauden, Ana Maria Thomaz Maya Martins