Atuando como presidentes da Africa há 14 anos, os executivos Sérgio Gordilho e Márcio Santoro se tornaram algumas das referências mais conhecidas no mercado publicitário brasileiro, uma carreira consistente que consolida a agência como uma das maiores e mais premiadas do Brasil e do mundo. Sua atuação na presidência, no entanto, sempre foi para além do personalismo.
Buscaram, em quase 15 anos, mantendo o foco em um time com vários dos melhores profissionais e líderes do País, dar visibilidade ao trabalho do todo, agregando à paixão de ambos pelo mercado brasileiro de publicidade e de marketing. Agora, para os executivos, o momento é de retomada como sócios, em um nível ainda mais estratégico para o futuro da agência, responsável pelas contas de algumas das dez mais valiosas marcas do País, como Itaú, Petrobrás, Vivo, Natura e Brahma.
A Africa sempre teve o papel de principal agência do Hemisfério Sul no Grupo Omnicon. A partir da simplificação da holding, as ações da Africa foram renegociadas com os executivos Sérgio Gordilho e Márcio Santoro, que assumem novamente a posição de sócios sete anos após terem vendido sua participação ao mesmo grupo. Esse movimento é uma reafirmação da confiança que o grupo tem na potência do negócio e na jornada da agência rumo ao futuro. No novo cenário, a agência tem acesso às ferramentas de mídia e dados mais sofisticadas do mundo graças à sociedade com o Grupo Omnicom.
“A Africa é uma agência muito representativa para o mercado brasileiro e tínhamos na mesa uma decisão importante, que era a de começar uma nova agência, contando com a nossa expertise e reputação, ou manter aquela que sempre amamos e estivemos à frente. Não foi uma decisão difícil! Preferimos usar toda a expertise que tivemos durante esses anos com o Grupo ABC e o Omnicon com o nosso próprio jeito de fazer, unindo o melhor dos dois mundos”, ressaltou Sérgio. Juntos, Sérgio e Márcio são investidores da holding.
A história dos dois executivos com a agência remonta ao início do século XXI, com novas perspectivas no mercado publicitário diante de formatos mais disruptivos e maior presença digital para as marcas. Márcio e Sérgio foram fundadores da empresa, em 2002, com os sócios Nizan Guanaes, Marcio Santoro, Luiz Fernando Vieira e Olivia Machado. “A Africa já nasceu disruptiva e está sempre reinventando as ideias e os espaços publicitários de atuação. É um verdadeiro ecossistema de criatividade e inovação de marketing e publicidade. Está no nosso DNA”, completou Márcio.
Conforme a consultoria Scopen, com sede na Espanha, a Africa é a única agência do mundo a ser líder nas 13 categorias avaliadas pelos principais CMOs do Brasil. “Não existe uma agência no mundo (em todos os países em que se realiza o Agency Scopen), que tenha conseguido liderar todos os rankings por 16 anos. A posição da Africa é de uma solidez absoluta, admirada pelos anunciantes e profissionais da concorrência”, ressalta trecho do estudo divulgado pela consultoria.
A Africa também figura entre as maiores compradoras de mídia digital do País e tem como foco a atuação estratégica na criação e transformação de negócios por meio de produtos, serviços e inovação digital. De acordo com ranking do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, Cenp, a Africa foi a terceira agência com maior compra de mídia do Brasil em 2022, contribuindo fortemente para a movimentação da economia criativa e do mercado de comunicação como um todo.
De acordo com a Contagious, referência mundial em criatividade e inovação, a Africa é também uma das 10 melhores e mais corajosas agências do planeta. A publicação Adweek considerou a agência uma das 10 mais criativas do mundo. A Africa entrou ainda no top 3 do ranking Creative 100, do WARC, serviço de assinatura digital global que oferece as melhores práticas de publicidade, evidências e insights das principais marcas do mundo.
Como um case de governança e gestão, é a única empresa do segmento de agências a estar no ranking do Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).