As vezes pode parecer em meus artigos que em alguns momentos sou repetitivo, mas a repetição é um dos princípios fundamentais do aprendizado, quando nos expomos a um novo conceito, ideia ou habilidade pela primeira vez, é normal que nossa compreensão seja limitada. No entanto, quando repetimos a exposição a esse conteúdo, gradualmente começamos a assimilá-lo de forma mais profunda.
Essa ideia é sustentada por pesquisas na área da neurociência. Estudos demonstraram que a repetição ajuda a fortalecer as conexões neurais que são responsáveis pelo armazenamento e recuperação de informações. Quanto mais repetimos uma determinada informação, mais forte fica a conexão neural correspondente. Isso permite que a informação seja armazenada de forma mais duradoura e seja mais facilmente recuperada quando necessária.
Na era digital que vivemos hoje, a marca pessoal tornou-se uma ferramenta essencial para profissionais, empreendedores e candidatos a emprego mostrarem suas habilidades, conhecimentos, valores, diferenciais competitivos e qualidades pessoais para o mundo. A marca pessoal é muito mais do que apenas fazer marketing de si mesmo; estou falando de criar uma identidade única que o diferencie da concorrência. Embora o marketing pessoal auxilia ou melhor, é o caminho de comunicação para a promoção das suas habilidades, produtos ou serviços, trabalhar em sua marca pessoal ajudará a estabelecer uma reputação, construir credibilidade e se tornar um referência em sua área de atuação.
Então, se você é alguém que pensa: “Já faço meu marketing pessoal; por que preciso trabalhar em minha marca pessoal?” Este artigo irá fornecer a você alguns motivos convincentes para investir seu tempo e esforço na construção de sua marca pessoal.
Primeiro vamos entender um pouco sobre o marketing pessoal, lembrando que ele não é a mesma coisa que marca pessoal, ou estratégia de marca pessoal (personal branding) mas ambos devem andar SEMPRE juntos e conectados, para serem eficazes.
O que é Marketing Pessoal?
Antes de mergulharmos na importância da marca pessoal, vamos primeiro entender o que é marketing pessoal. O marketing pessoal é o processo de promover a si mesmo como um produto ou serviço. Envolve a criação de uma imagem de marca, a definição de públicos-alvo, a identificação de propostas de venda exclusivas e o desenvolvimento de estratégias de marketing para atingir clientes em potencial.
O marketing pessoal é importantíssimo para profissionais que tem como foco, o desenvolvimento de suas carreiras, empreendedores que querem promover seus produtos ou serviços e candidatos a emprego que precisam mostrar suas habilidades e qualificações para possíveis empregadores.
O marketing pessoal pode assumir várias formas, incluindo networking, mídia social, email marketing, marketing de conteúdo e publicidade. O objetivo do marketing pessoal é aumentar a visibilidade, construir relacionamentos e gerar leads.
Gosto muito da definição de uma amiga e super profissional da área de consultoria corporativa que diz:
“Marketing Pessoal é um processo único, exclusivo, vivo, dinâmico, contínuo de transformação, de uma pessoa, durante sua jornada de vida pessoal e profissional, para tornar suas habilidades visíveis”
Dulce Regina Migliorini
Agora vamos falar um pouco mais sobre marca pessoal e o seu papel.
O que é Marca Pessoal?
A marca pessoal é um conceito mais amplo do que o marketing pessoal. Envolve a criação de uma identidade única que reflete sua personalidade, valores e objetivos. Trata-se de se posicionar como um especialista em seu setor e construir uma reputação como um líder de pensamento.
Estou falando de construir confiança e credibilidade com seu público, criar uma conexão emocional forte com seus seguidores e principalmente estabelecer um relacionamento duradouro baseado na confiança e respeito mútuos.
Uma marca pessoal forte pode abrir novas oportunidades para você, como palestras, aparições na mídia, ofertas de livros e parcerias. Também pode ajudá-lo a construir uma base de fãs leais, o que pode se traduzir em mais vendas e receita a longo prazo.
Porém tudo isso só será possível quando se trabalhando primeiro a gestão desta marca pessoal, o Personal Branding, para que o seu marketing pessoal faça sentido e reflita exatamente sua marca pessoal, para isso, se faz necessário passar por um processo de construção ou realinhamento de marca pessoal, que dará todas as diretrizes para a marca pessoal comunicar quem ela é, o que faz, porque faz, onde faz e qual a necessidade do que faz de forma assertiva
Conceituo o Personal Branding como:
Processo de desenvolvimento de uma “marca pessoal” para expressar suas habilidades, personalidade e valores, com o objetivo de construir reputação e aumentar a rede de contatos para que o(a) procurem pelo seu conhecimento e expertise.
Mas enfim, por que a Marca Pessoal é Importante?
Agora que temos uma compreensão clara do marketing pessoal e da marca pessoal, vou trazer e alguns motivos pelos quais a marca pessoal é crucial no mundo competitivo de hoje:
Estabelece Credibilidade e Confiança
Uma marca pessoal forte pode estabelecer sua credibilidade e criar confiança com seu público. As pessoas são mais propensas a fazer negócios com alguém em quem confiam e respeitam. Quando você tem uma marca pessoal forte, você se torna uma autoridade confiável em seu setor e é mais provável que as pessoas busquem seus conselhos e conhecimentos.
Diferencia você da concorrência
No mercado lotado de hoje, onde diversos profissionais possuem as mesmas habilidades técnicas ou pelo menos muito similares, é essencial diferenciar-se da concorrência. A marca pessoal ajuda você a se destacar dessa concorrência e mostrar suas qualidades e habilidades únicas, o que irá ajudar no posicionamento como referência e/ou especialista em seu setor.
Cria oportunidades
Essa marca pessoal forte e bem posicionada, pode abrir novas oportunidades como: palestras, aparições na mídia, trabalhos, promoções, parcerias e ofertas de emprego. Quando você desenvolve uma marca pessoal forte, é mais provável que as pessoas o procurem para oportunidades de colaboração e você se torne a pessoa mais procurada em sua área.
Constrói uma base de fãs leal
Como já falei as redes sociais são grandes canais de divulgação de nossas marcas pessoais e construir uma base de fãs/seguidores leais que apoie e defenda você, será de grande valia na construção de sua reputação demarca bem como na possibilidade de oportunidades e vendas de produtos, serviços e oportunidades de crescimento a longo prazo. Se torna mais provável que as pessoas o sigam, se envolvam com seu conteúdo e o recomendem a outras pessoas.
Aumenta seu valor
Essa marca pessoal também pode aumentar seu valor no mercado. Quando você tem uma forte marca, você se torna um especialista procurado e as pessoas estão dispostas a pagar mais por seus serviços ou produtos. Aqui estou falando de valor percebido e não de valor financeiro (preço).
Permite que você controle sua narrativa
Um processo de Personal Branding bem feito por profissionais especialistas no assunto, permite que você controle sua narrativa e molde como os outros o percebem, não de uma forma FAKE, mas embasado e alinhada a todas as suas características pessoais, valores, crenças, objetivos e aspirações.
Em síntese, a marca pessoal é fundamental para o seu sucesso no mundo competitivo de hoje. Embora o marketing pessoal possa ajudá-lo a promover suas habilidades, produtos ou serviços, trabalhar em sua marca pessoal pode ajudá-lo a estabelecer uma reputação.
Mas não se engane! Construir uma marca pessoal consistente leva tempo e esforço, mas vale a pena o investimento. Ao definir a identidade de sua marca, identificar seu público-alvo, desenvolver uma estratégia de conteúdo, construir sua presença online, fazer networking, você estabelecerá uma marca pessoal que o(a) diferencia da concorrência e abre novas possibilidades para você.
Eu posso de assessorar com isso!!!
Fonte: Paulo Moreti – especialista em Personal Branding, publicitário, coach, autor.
Referências:
Bjork, R. A., & Bjork, E. L. (2014). Making things hard on yourself, but in a good way: Creating desirable difficulties to enhance learning. Psychology and the real world: Essays illustrating fundamental contributions to society, 56-64.
Brown, P. C., Roediger, H. L., & McDaniel, M. A. (2014). Make it stick. Harvard University Press.
Kandel, E. R., Schwartz, J. H., & Jessell, T. M. (2000). Principles of neural science. McGraw-Hill.