A Pindorama, cujo nome significa em Tupi-guarani, região das palmeiras ou terra livre do mal, fez sua estreia inicial, em 2017, no mercado português, devido às facilidades iniciais oferecidas pelo país. Logo após seu lançamento, a Pindorama conquistou a medalha de prata no International Spirits Challenge, em Londres, em 2019. Em 2021, após um resultado consistente de vendas na Europa, a marca iniciou sua comercialização no Brasil, chegando a pontos de venda no Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2022, mais um título, o segundo lugar do V Ranking da Cúpula da Cachaça. Para marcar sua expansão, a marca lança a Pindorama Ouro, uma cachaça suave, delicada e elegante. Possui cor amarelo-palha, acidez baixa e sensação aveludada na boca, com armazenamento feito em tonéis de Amburana, que proporciona um aroma com notas adocicadas e remetem a especiarias, baunilha e mel.
No centro do rótulo, desenvolvido por Oveja & Remi, renomado escritório argentino de design, que também criou o rótulo oficial, se destaca a imagem de uma mulher, inspirada em Iara, a deusa das águas. Ela encontra-se dentro de uma canoa, levando um barril de cachaça rio acima, acompanhada de um boto-rosa, espécie nativa da Amazônia, que simboliza fertilidade e encontra-se em perigo de extinção, elementos que a Pindorama sempre apostou para ilustrar a multiplicidade de nossa população. O teor alcoólico da Pindorama Ouro é de 42%. A garrafa francesa da Saverglass tem 700ml e está prevista para ser exportada para a Europa a partir de abril deste ano.
Para garantir a integridade do produto e a fidelidade a este processo centenário, a Pindorama Ouro provém do estoque que é armazenado em madeiras brasileiras na medida de um décimo da produção anual da marca. A Pindorama Amburana é a primeira de uma série, que contará em breve com Jequitibá-rosa e Bálsamo. Para cada barril usado na produção da linha Ouro são plantadas dez árvores da mesma espécie na propriedade, reforçando o compromisso da marca com iniciativas que tornaram o projeto consciente nas diretrizes de ESG.
Produzida na região localizada entre Vassouras e Morro Azul, interior do RJ, a Pindorama implementou iniciativas como o reflorestamento da área de produção no coração do Vale do Café, através da agricultura sintrópica, com espécies nativas da mata atlântica, plantio de cana de açúcar e milho não transgênico em consórcio próximo ao alambique, como forma de proteção do solo, além da criação de uma estrutura para produção de energia através do bagaço da cana.
A produção atualmente está em torno de 40 mil litros por ano. “A ideia é chegar em 2028, aos 75 mil litros, o equivalente a 100 mil garrafas”, avalia Rafael Daló, um dos sócios e diretor criativo da marca.