A campanha publicitária da Secretaria da Mulher, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criada pela Nova/SB, alerta as pessoas que durante o Carnaval nem tudo é permitido. A veiculação na mídia impressa, rádio, internet e mídia indooor começa no dia 15 de fevereiro nas principais praças do estado.
Como a média de assédio/importunação sexual e violência contra a mulher, nessa época do ano, aumenta cerca de 82% e 20%, as peças ganharam uma linguagem direta e didática para combater a cultura machista da permissividade e lembrar que nem tudo pode no Carnaval. A principal mensagem da campanha é “Ouviu um não? Respeite a decisão. Por um Carnaval sem assédio”.
As peças divulgam ainda a aplicativo Rede Mulher de proteção e apoio emergencial e o telefone da Polícia Militar 190. Junto com o conteúdo de conscientização, a campanha explora imagens do ambiente carnavalesco de alegria, fantasias e marchinhas.
“Ouviu um não, respeite a decisão, quer dizer que a mulher deve e pode escolher brincar seu carnaval longe do assédio e de qualquer forma de violência”, explica Heloisa Aguiar, secretária da Mulher do estado. “Estamos atentos a isso e trabalhando de forma integrada. Para as que estiverem em risco, temos o Rede Mulher, nosso aplicativo que reúne informações e também ferramentas de proteção para elas, e que pode ser instalado gratuitamente em qualquer celular. Ele também garante o acionamento direto do 190 em situações de emergência “, conclui.
Para o vice-presidente de criação Thomaz Munster, a campanha tem o objetivo de resgatar o sentido mais ingênuo e divertido da folia: “A linha criativa procura alertar o homem de que atitudes como puxar pela cintura e roubar beijo podem inclusive ser criminalizadas”, afirma. Além dos homens, a campanha pretende mobilizar também a sociedade em geral para que ela possa intervir evitando o assédio ou importunação sexual e ajudando a vítima.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: nova/sb
Cliente: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Produto: Utilidade Pública
Campanha: Não à violência contra a mulher
Diretor Escritório RJ: Flávio MartinoDiretor de criação: Thomaz Munster
Redator: Luiz Arthur Vasconcelos (Tutu)
Diretor de arte: Diogo Arruda e Marina Carvalho
Diretor de Contas: Bruno Leitão
Atendimento: Virginia LencastrePlanejamento: Renata Prado
Mídia: Ana Paula Cardoso e Regina Alves
Gerente de Operações: Rafael Machado Produção/RTV: Ticiana Rocha, Ana Carolina Martins e Rafael SousaFilme
Produtora de filme: Ilha Crossmidia
Diretor: Bruno SurianCoord. Pós Prod.: Cristina Santos
Atendimento: Wilka Nepomoceno
Gestão: Carol Ravenna
Diretor Executivo: Palu Rossi
Editor: Alexandre Senno
Motion: Tobias Festuccia
Spot
Produtora – Elos estúdio
Criação e atendimento – Dito Martins
Arranjador – Flávio Morgade
Engenheiro de som – Flávio Souza
Aprovação cliente: Diego Faro, Amanda Moreira, Ivan Fogli e Alice Machado.
Aprovação mídia cliente: Alexandre Almeida