O IAB Brasil, associação que tem o objetivo de desenvolver o mercado de publicidade digital, está lançando nesta quinta-feira (12) o “Checklist Para o Fim dos Cookies” para apoiar os profissionais da área na compreensão sobre os possíveis impactos para seus negócios. O que precisa mudar na estrutura de sua empresa? Quais abordagens devem ser repensadas nesse momento? Como ser um agente ativo e colaborar com os avanços do mercado frente ao fim dos cookies? São algumas das perguntas que o guia responde.
Com a determinação do fim de cookies de terceiros nos navegadores, o mercado deve intensificar a preparação para as transformações que já estão acontecendo e que envolvem testes, novas ferramentas, avaliação do uso de tecnologia, novos modelos de mensuração, capacitação de profissionais, entre outros.
Elaborado pelos comitês Tech Lab e de Gestão de Dados e Audiências do IAB Brasil, o guia aponta os impactos para diversas atividades fundamentais para agentes da indústria de publicidade em operação de mídia. O documento desmembra causas e consequências de possíveis efeitos, como a migração de orçamentos e receitas publicitárias, mais investimentos em dados primários (first-party) e mais especialização para otimização e reporting.
“O Checklist Para o Fim dos Cookies tem como objetivo auxiliar os agentes do mercado a identificar possíveis impactos e fatores que devem ser levados em consideração, como ponto de partida na preparação para as mudanças que este cenário exige”, diz Leonardo Naressi, presidente do Comitê de TechLab do IAB Brasil.
Naressi, que também é professor do IAB Brasil, complementa: “O guia foi construído especialmente no formato de checklist para facilitar o trabalho dos profissionais do setor, detalhando as diretrizes que podem ser seguidas por adtechs e martechs, publishers e veículos, agências e marcas anunciantes”.
O IAB Brasil faz ainda um convite a todos os integrantes do ecossistema de publicidade digital para acompanhar as atualizações sobre o tema e participar da construção de soluções por meio dos comitês da associação.
Para acessar o “Checklist Para o Fim dos Cookies”, do IAB Brasil, clique aqui.