Movimento contribui para aliar dados, criatividade e inovação, visando plataformas de crescimento além da publicidade; área criativa da agência conta hoje com mais de 40 profissionais.
A iD\TBWA dá novos passos em sua trajetória de expansão, fazendo investimentos e trazendo novos talentos para o time de Criação liderado por Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação. A chegada de Guga Diehl, como diretor de criação, significa uma nova posição na agência, com foco em diversificar os produtos criativos e trazer ainda mais qualidade para o dia a dia e prioridade na formação de novos profissionais. Além disso, o time ganha reforços com o retorno de Clarissa Astigarraga, que volta à agência como Diretora de Criação Associada, fazendo dupla com Lúcio Caramori, que ocupa o cargo há dois anos.
Reconhecida e consolidada no mercado por entregas criativas do topo ao final do funil e pioneira em growth, o movimento reforça a iD\ como empresa estratégica que une dados e a força criativa para construir plataformas de crescimento dentro dos clientes. Além disso, destaca o perfil de uma área de criação ‘desformatada’, capaz de entregar para todos os clientes ideias customizadas que extrapolam a publicidade.
Agora, na nova estrutura, que passa a contar com mais de 40 profissionais dedicados e com um time plural e inclusivo, Clarissa e Lúcio formam dupla criativa de diretores associados, respondendo diretamente a Diehl. Juntos, o dueto traz para a agência, em média, 20 anos de experiência no mercado publicitário, com projetos para grandes marcas e prêmios nas bagagens. Nesse contexto, o departamento segue sob liderança de Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA, que também se dedica a projetos com a iDx (hub de design e inovação da agência).
“A criatividade na iD\ já passou por diferentes estágios, sempre antecipando as transformações do mercado e oferecendo aos nossos clientes soluções diferenciadas, tanto em termos de awareness quanto de efetividade. Esse novo momento expande nossa atuação, com mais dados e tecnologia, mas reforçando o mais importante: nossos talentos criativos. Criar experiências de marca relevantes para os consumidores exige um time com diferentes perfis, cada vez mais multidisciplinar e curiosos ao novo. O crescimento dos nossos clientes, os projetos atuais da agência, a evolução do iDx e da Indie são prova de que nosso coletivo tem a fórmula do sucesso”, destaca Camila Costa, CEO da iD\TBWA.
Esse olhar experiente para os insights de dados, e que ainda entrega um diferencial de tecnologia para a criatividade tem impulsionado o crescimento da área e da agência, como um todo. Em recente projeto da Kibon, em parceria com Spotify, a iD\TBWA desenvolveu uma experiência criativa – e única – que deu uma identidade ao produto, a partir de um conceito, desenvolvendo a solução digital aliada a um trabalho inédito de dados e geolocalização, achando o match entre música e sorvete.
A experiência criada, gera playlists exclusivas que misturam o gosto musical do consumidor à região onde o produto é consumido. Assim, cada momento de consumo gera um novo mix através da música. Essa é uma ideia criativa que extrapola a comunicação desenvolvida em conjunto com outros departamentos da agência e a iDx.
Este movimento criativo e “fora do eixo tradicional” ficou evidente também nas ações de Panini para o álbum da Copa do Mundo. Em uma delas, o insight ‘gamer’ inspirou o projeto: a agência realizou, no universo do eSport e do entretenimento, o clássico Brasil x Argentina, que não aconteceu nas Eliminatórias da Copa do Qatar por questões sanitárias, em meio à covid-19.
O jogo disputado entre a seleção de streamers brasileiros, liderados por @MuuhPro, e a seleção de streamers argentinos, liderados por @Sebas, foi transmitido pela Twitch e teve mais de 30 mil live viewers durante a ação, e o jogo extrapolou a internet sendo também transmitido na TV paga através do Canal 500 da Claro TV, alcançando mais de 7 milhões de residências. Foram quase duas horas de entretenimento conduzidas por @FefuxRibeiro um dos maiores locutores de eSports no Brasil.
Outro exemplo de uma criação desformatada e que rompe as barreiras do tradicional foi a criação do Podcast “Uma Mãe Amiga” para Philips Avent, composto por 33 episódios que trazem um enfoque mais emocional do que educativo. O podcast apoia mulheres para o olhar pessoal, além da gestação, e traz entrevistas com grávidas – cada uma em uma semana da gestação – onde elas falam sobre seus sentimentos e sobre acolhimento, um viés totalmente novo para uma marca deste segmento.
“São projetos que exemplificam bem o nosso novo momento. Ideias que extrapolam a publicidade e a comunicação tradicional como conhecemos e valorizam principalmente a experiência do consumidor com as marcas. São projetos que nasceram de uma profunda análise de dados combinados com a boa (e sempre necessária) criatividade. Acreditamos que essa é a fórmula para desenvolvermos plataformas de crescimento para nossos clientes”, analisa Sthefan.