Criada pela Lew’Lara\TBWA, a plataforma “Adote um Áudio” acontece pelo terceiro ano consecutivo e usa tecnologia para mostrar “como é sentir o Natal”.
Escrever cartinhas de Natal com o Papai Noel como remetente é uma tradição natalina que se perpetua ao longo dos anos. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão e nessa tradição, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove pelo terceiro ano consecutivo a plataforma “Adote um Áudio”, que substitui os textos escritos por áudios e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas.
“Como é o Papai Noel para você?”. Parece uma pergunta boba e sem sentido, mas quando feita para pessoas cegas ou com baixa visão, ela ganha respostas inesperadas. Cheiro de amendoim, barba de algodão-doce ou fofo como uma almofada.
Criada pela Lew’Lara\TBWA, a ação “Sentindo o Natal”, parte da plataforma “Adote um Áudio”, em 2022 ganha contornos ainda mais modernos: as crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Fundação Dorina tiveram suas cartinhas em áudio para o Papai Noel submetidas à inteligência artificial, que recriou o emblemático bom velhinho segundo eles. Confira o filme da campanha.
“O Natal é uma data muito visual. São os enfeites coloridos, o brilho das luzinhas, as decorações temáticas. E, claro, até o Papai Noel. Mas a magia do Natal vai além do que a gente vê. É o que nós sentimos. E é exatamente isso o que a crianças da Fundação Dorina Nowill para Cegos nos ensinam nessa campanha”, completa Rodrigo da Matta, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.
A partir de hoje, até 21 de dezembro, mais de 60 histórias narradas por crianças, jovens e adultos pela Fundação Dorina estarão disponíveis para serem adotadas. Para participar, basta acessar o site, escutar as histórias disponíveis e, para aquela que mais se identificar, clicar em “adotar”, que automaticamente será redirecionado para o check out via PayPal.
E mais: além da adoção dos áudios, que podem se esgotar conforme os apadrinhamentos antes do encerramento da campanha, as pessoas conseguem fazer uma contribuição financeira para a entidade, que será direcionada para atividades e atendimentos gratuitos prestados pela Fundação Dorina, ao longo de todo o próximo ano.
“O Papai Noel é um dos símbolos mais icônicos do Natal. Crescemos com a imagem do “bom velhinho”, que distribui presentes em 25 de dezembro. De certa forma, a campanha Adote um Áudio vem para resgatar essa magia natalina. Vamos estimular a inclusão ao mesmo tempo realizamos os desejos de crianças e adultos cegos e com baixa visão”, comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A ação foi criada e operacionalizada pela agência Lew’Lara\TBWA, e contou com a parceria de empresas como a Produtora Pancs, por meio da Judith Belfer (diretora de cena) e a Marcia Branco (produtora), responsável pela captação de imagem, e da Cabaret Audio, por meio da Ingrid Lopes, pelo tratamento dos áudios. Para dar ainda mais visibilidade, “Adote um Áudio” conta também com o apoio da Eletromídia com OOH.
FICHA TÉCNICA
Título: Sentindo o Natal
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Fundação Dorina Nowill para Cegos
Produto: Adote um Áudio de Natal
CEO: Marcia Esteves
CCO: André Gola
Direção Executiva de Criação: Rodrigo da Matta e Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Thiago Lacorte e Marilu Rodrigues
Direção de Arte: Rhalybe Aizann, Jailma Ribeiro e Eduardo Servan
Redação: Lucas Alcorta, Guilherme Branco e Paulo Mello
CGBO: Ricardo Munhoz
Negócios: Manuela Mascarenhas
CSO: Raquel Messias
CDMO: Vicente Varela
Mídia: Henrique Farias, Juliana Flora, Bruna Loredo e Nicolly Jesus
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David
Projetos: César Matias, Carolina Galastri e Ana Carolina Andrade
Produção de RTV: Izabel Soares
Edição: Rafael Ribeiro
Motion Graphics: Matheus Sansão
Produtora: Pancs
Diretora: Judith Belfer
DOP: Michele Diniz
Produção Executiva: Marcia Branco
Atendimento: Dudi Ciampolini
Coordenadora de Produção: Renata Frota
Diretora de Produção: Andrea Beni
Produtoras: Larissa Teixeira e Juliana Noronha
Direção de Arte: Fernanda Cerri
Produção de Objetos: Paty Di Giorgio
Assistente de Arte: Dalvan Ferreira
Assistente de Câmera: Mariane Batista Machado
Som Direto: Cantídio Costa
Gaffer: Marcelo Egídio “Grafite”
Equipamentos gentilmente cedidos por: Filmes do Bem, Electrica e Transkinderr
Finalização: MOVE
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Letícia Medeiros
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Letícia Medeiros e Bruno Guanabara
Produção Executiva: Ingrid Lopes
Atendimento: Bárbara Russiano
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima e Débora Mello
Produtora Digital: Webcore
Produção Executiva: Fernando Chamis
Produção: Camila Malaman, Ingrid Ostan
Programação front-end: Carol Cezareti
Programação back-end: Thiago Sousa, Vinícius Silva
Aprovação Cliente: Alexandre Munck, Carolina Orilio, Rodrigo Torres e Graça Oliveira