segunda-feira, dezembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesCannes lança Glass Lion

Cannes lança Glass Lion

A organização do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade anuncia o lançamento do Glass Lion: The Lion for Change (em tradução livre, “Leão de Vidro: O Leão para a Mudança”). O novo prêmio, que conta com o apoio da LeanIn.Org, reconhecerá especificamente trabalhos que desafiam o preconceito de gênero e quebram imagens estereotipadas de homens e mulheres que permanecem enraizadas em mensagens de marketing.

Cindy Gallop, fundadora e CEO da IfWeRanTheWorld/MakeLoveNotPorn e ex-fundadora da BBH New York, foi nomeada presidente do júri dessa primeira edição. O Glass Lion está sendo lançado com o suporte ativo da LeanIn.Org.

“Eu não poderia estar mais empolgada com o lançamento do Glass Lion, o que demonstra o compromisso de Cannes Lions para assegurar que tanto a nossa indústria e o trabalho que nós criamos não só reflita com mais precisão o mundo que nos rodeia, mas que também possamos mudá-lo ativamente para melhor”, disse Cindy. “Estou honrada em ser a presidente do júri e de poder, juntamente com o júri, celebrar o trabalho que irá definir o padrão para a mudança criativa e sociocultural.”

O Cannes Lions acredita que o marketing molda ativamente a cultura e que o lançamento deste prêmio é parte de um compromisso contínuo para impactar positivamente o curso de comunicação.

“O Festival é reconhecido como uma referência global de excelência criativa. Criatividade tem o poder de mudar a cultura, e no resto do mundo, de uma forma profundamente positiva. Desta forma, premiar os trabalhos criativos que lutam para a (des)representação do gênero na comunicação de marketing é algo que esperamos que venha a resultar em uma mudança real em toda a indústria e sociedade”, comentou Philip Thomas, CEO do Lions Festivals.

Toda a receita das taxas de inscrição do Glass Lion será revertida para um programa que promove e permite a criação de um cenário de mídia de gênero neutro. Os detalhes deste programa serão anunciados ao longo das próximas semanas. A intenção é de que o Glass Lion evolua nos próximos anos para incluir outras questões globais, culturais e sociais.

A introdução do prêmio surge na sequência do lançamento de 2014 do See It Be It; a iniciativa do Festival que visava acelerar a carreira das mulheres criativas na publicidade. “Até o momento, uma voz predominantemente do sexo masculino domina a criação de muitas mensagens de marketing. É importante diversificar o futuro financeiro da indústria ao aplicar a criatividade para capturar os corações e mentes da maior base de consumidores no mundo – as mulheres. Isso vai exigir um pool de talentos com equilíbrio de gênero”, explica Senta Slingerland, diretora de estratégia de marca da Lions Festivals.

A visibilidade do See It Be It foi o que motivou Sheryl Sandberg, COO do Facebook e fundadora do LeanIn, a solicitar Cannes Lions para considerar o lançamento de um Lion especificamente para combater a falta de representatividade de gênero.

“Você não pode ser o que você não pode ver – e a forma como dirigimos o marketing para as mulheres é extremamente importante”, disse Sandberg. “Se as nossas mensagens para as mulheres – e homens – retratam a igualdade, isso vai ajudar a criar um mundo mais equitativo. A LeanIn.Org está entusiasmada com a iniciativa que Cannes Lions está fazendo para tornar o Glass Lion em uma realidade para que todos possamos aplaudir uma publicidade que é mais representativa do mundo como ele deveria ser ”

O Glass Lion premiará as contribuições altamente criativas, positivas e progressistas para a representação de gênero dentro de publicidade criativa e comunicações. Os trabalhos inscritos nesta seção devem promover formas mais inclusivas de consciência de gênero na comunicação da marca enraizada na excelência criativa.

Os pontos recebidos na categoria de Glass Lions contarão para Special Awards – Agências, Network e Holding Company of the Year. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: www.canneslions.com/cannes_lions/awards/the_glass_lion/overview. O encerramento acontece no dia 27 de março.

Os vencedores serão premiados na terça-feira 23 de junho de 2015 no Palais des Festivals em Cannes. As nomeações para o programa See It Be It deste ano serão coletadas pelo site no final de março. Informações em português, no telefone (11) 3856-5454.

Artigos relacionados

Novidades