terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesEm parceria com MMA, Yahoo Brasil lança playbook sobre as tendências para...

Em parceria com MMA, Yahoo Brasil lança playbook sobre as tendências para publicidade digital

Pesquisa destaca os principais hábitos dos consumidores e aponta cinco tendências da publicidade digital.

Em meio às transformações digitais dos últimos anos no Brasil, as tendências dos consumidores e a jornada online foram impactadas consideravelmente. É o que aponta o levantamento feito pelo Yahoo Brasil, entre julho e agosto do ano passado e divulgado em 2022. Realizado em parceria com a MMA – maior entidade de marketing integrado à tecnologia do mundo – o relatório “Human Advertising Insights” é dividido em três partes: Content Commerce, Comunicação Cookieless e Interdependência social.

De modo geral, o relatório coloca em pauta os novos pilares de conexão entre marcas e pessoas. Isso porque, quando o assunto é conteúdo, contamos com a reinvenção dos canais de venda guiados pela hiperconectividade social, funcionalidade do conteúdo e liquidez do entretenimento.

“Na pesquisa, foi possível observar, ainda, que a expansão do 5G e a hiperconectividade social vai possibilitar novas formas de distribuição de conteúdo em diversos dispositivos e interfaces. Além disso, as pessoas dedicam, em média, 9,5 horas por dia à internet, o que contribui para o uso diário de gadgets tecnológicos”, afirma Renata de Andrade, Global Strategy Latam do Yahoo.

Agora, quando o assunto é voltado às múltiplas jornadas de compra, a pesquisa aponta uma evolução da programática, uma vez que os consumidores valorizam, atualmente, buscas eficientes, recomendações e promoções personalizadas, além de praticidade e conveniência – principais vantagens da compra online apontadas no estudo.

Fabiano Lobo, Diretor Executivo da MMA Latam, reforça a necessidade da personalização de conteúdo. “A assertividade ao entregar um conteúdo ou uma recomendação de compra de forma personalizada para cada indivíduo é fundamental para estabelecer uma boa relação entre marca e consumidor. A falta dessa especificação pode resultar em um impacto negativo para a empresa”, comenta.

Além da análise do comportamento dos consumidores, foi possível observar cinco tendências que irão nortear a conexão entre marcas e consumidores na publicidade digital:

Consolidação da TV Conectada (CTV)

· Maioria (74%) possui smart TV, e essa atividade de lazer é uma das três mais frequentes no ambiente digital;

· Maturidade das TVs conectadas e das plataformas OTT é apontada como nova fronteira para mídia e marketing;

· Cada vez mais competitivo, D2C Streaming investe em parcerias com criadores de conteúdo, produções proprietárias e distribuição por meio de CTVs;

· Nos últimos seis meses, 68% dos entrevistados assistiram conteúdo de um site/app de streaming (em qualquer dispositivo) no âmbito digital.

Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV): de olho no futuro

· Metaverso abre oportunidades de personalização na conexão entre marcas e pessoas;

· Atividades nesse ambiente prendem bastante atenção, algo a ser explorado pelas marcas. Além disso, conteúdos nichados tendem a ser sucesso.

Comunicação Cookieless

· Conceito de privacidade está sendo constantemente questionado e ressignificado diante das inovações digitais;

· 50% dos entrevistados sabem o que são “cookies”, porém ainda falta entendimento básico sobre o que são, LGPD e políticas de privacidade;

· 62% dos entrevistados às vezes aceitam política de privacidade dos sites;

· 49% dos entrevistados nunca leem as políticas de privacidade antes de aceitar ou recusar um cookie;

· 56% dos entrevistados preferem que o compartilhamento de dados com empresas e anunciantes seja o mínimo possível e querem ter direito de escolher o que compartilhar ou não.

Interdependência social

· 72% dos entrevistados esperam que as marcas liderem e causem um impacto positivo na sociedade diante de tempos de incerteza ou desconforto social;

· Práticas no campo ESG exercem forte influência na escolha da marca, mas é inegável que benefícios diretos e imediatos para o consumidor seguem tendo grande peso na compra;

· É preciso buscar o equilíbrio entre a relação transacional e a relação de longo prazo entre consumidores e marcas: a primeira é fonte de dados e ponto de contato para a segunda, que potencializa o retorno à primeira.

Popularização dos games

· Setor cresce com expansão do 5G e explora metaverso: já são mais de 3 bilhões de gamers no mundo;

· No Brasil, levantamento aponta que 70% das pessoas jogam videogames e/ou jogos eletrônicos ou têm alguém da família que joga;

· Boa parte dos gamers são abertos a publicidade nesse ambiente, mas ações precisam respeitar contexto e fluência dos jogos – e não serem invasivas;

· Quando o assunto é conteúdo patrocinado dentro dos games, 45% dos entrevistados dizem que acham positivo.

Artigos relacionados

Novidades