Pesquisa destaca os principais hábitos dos consumidores e aponta cinco tendências da publicidade digital.
Em meio às transformações digitais dos últimos anos no Brasil, as tendências dos consumidores e a jornada online foram impactadas consideravelmente. É o que aponta o levantamento feito pelo Yahoo Brasil, entre julho e agosto do ano passado e divulgado em 2022. Realizado em parceria com a MMA – maior entidade de marketing integrado à tecnologia do mundo – o relatório “Human Advertising Insights” é dividido em três partes: Content Commerce, Comunicação Cookieless e Interdependência social.
De modo geral, o relatório coloca em pauta os novos pilares de conexão entre marcas e pessoas. Isso porque, quando o assunto é conteúdo, contamos com a reinvenção dos canais de venda guiados pela hiperconectividade social, funcionalidade do conteúdo e liquidez do entretenimento.
“Na pesquisa, foi possível observar, ainda, que a expansão do 5G e a hiperconectividade social vai possibilitar novas formas de distribuição de conteúdo em diversos dispositivos e interfaces. Além disso, as pessoas dedicam, em média, 9,5 horas por dia à internet, o que contribui para o uso diário de gadgets tecnológicos”, afirma Renata de Andrade, Global Strategy Latam do Yahoo.
Agora, quando o assunto é voltado às múltiplas jornadas de compra, a pesquisa aponta uma evolução da programática, uma vez que os consumidores valorizam, atualmente, buscas eficientes, recomendações e promoções personalizadas, além de praticidade e conveniência – principais vantagens da compra online apontadas no estudo.
Fabiano Lobo, Diretor Executivo da MMA Latam, reforça a necessidade da personalização de conteúdo. “A assertividade ao entregar um conteúdo ou uma recomendação de compra de forma personalizada para cada indivíduo é fundamental para estabelecer uma boa relação entre marca e consumidor. A falta dessa especificação pode resultar em um impacto negativo para a empresa”, comenta.
Além da análise do comportamento dos consumidores, foi possível observar cinco tendências que irão nortear a conexão entre marcas e consumidores na publicidade digital:
Consolidação da TV Conectada (CTV)
· Maioria (74%) possui smart TV, e essa atividade de lazer é uma das três mais frequentes no ambiente digital;
· Maturidade das TVs conectadas e das plataformas OTT é apontada como nova fronteira para mídia e marketing;
· Cada vez mais competitivo, D2C Streaming investe em parcerias com criadores de conteúdo, produções proprietárias e distribuição por meio de CTVs;
· Nos últimos seis meses, 68% dos entrevistados assistiram conteúdo de um site/app de streaming (em qualquer dispositivo) no âmbito digital.
Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV): de olho no futuro
· Metaverso abre oportunidades de personalização na conexão entre marcas e pessoas;
· Atividades nesse ambiente prendem bastante atenção, algo a ser explorado pelas marcas. Além disso, conteúdos nichados tendem a ser sucesso.
Comunicação Cookieless
· Conceito de privacidade está sendo constantemente questionado e ressignificado diante das inovações digitais;
· 50% dos entrevistados sabem o que são “cookies”, porém ainda falta entendimento básico sobre o que são, LGPD e políticas de privacidade;
· 62% dos entrevistados às vezes aceitam política de privacidade dos sites;
· 49% dos entrevistados nunca leem as políticas de privacidade antes de aceitar ou recusar um cookie;
· 56% dos entrevistados preferem que o compartilhamento de dados com empresas e anunciantes seja o mínimo possível e querem ter direito de escolher o que compartilhar ou não.
Interdependência social
· 72% dos entrevistados esperam que as marcas liderem e causem um impacto positivo na sociedade diante de tempos de incerteza ou desconforto social;
· Práticas no campo ESG exercem forte influência na escolha da marca, mas é inegável que benefícios diretos e imediatos para o consumidor seguem tendo grande peso na compra;
· É preciso buscar o equilíbrio entre a relação transacional e a relação de longo prazo entre consumidores e marcas: a primeira é fonte de dados e ponto de contato para a segunda, que potencializa o retorno à primeira.
Popularização dos games
· Setor cresce com expansão do 5G e explora metaverso: já são mais de 3 bilhões de gamers no mundo;
· No Brasil, levantamento aponta que 70% das pessoas jogam videogames e/ou jogos eletrônicos ou têm alguém da família que joga;
· Boa parte dos gamers são abertos a publicidade nesse ambiente, mas ações precisam respeitar contexto e fluência dos jogos – e não serem invasivas;
· Quando o assunto é conteúdo patrocinado dentro dos games, 45% dos entrevistados dizem que acham positivo.