Mercado Livre lança sua própria versão de vídeos curtos como Reels e TikTok
A Academia de TikTokers, maior escola de vídeos curtos do Brasil, realizou, nos meses de julho e agosto, em parceria com o Mercado Livre, a capacitação de mais de 300 empresas através de palestras e consultorias práticas, para que fossem feitos os primeiros vídeos antes da divulgação da nova versão da plataforma que, agora, conta com vídeos curtos, como Reels (Instagram) e TikTok. Além disso, também disponibilizaram vídeo-aulas no site do Mercado Livre, que são exclusivas para os sellers (empresas que vendem no mercado livre).
A nova versão da plataforma com os vídeos tem o intuito de ampliar e melhorar a experiência do usuário no app, aumentando, consequentemente, o volume de vendas. Os vídeos irão permitir que o vendedor crie conteúdo próprio, não se atendo a vender apenas para a parcela que já busca o seu produto, mas também para um perfil de audiência que nem sabe como desejam ou precisam de determinado item.
COMO FOI O TRABALHO DA ACADEMIA DE TIKTOKERS COM O MERCADO LIVRE
A Academia de Tiktokers realizou uma palestra, explicando todas as técnicas e estratégias de um micro-vídeo que traz resultados. Na sequência, foram realizados treinamentos e consultorias individualizadas para a criação de vídeos curtos na prática com as empresas que mais vendem produtos físicos pela plataforma no Brasil e na Argentina. Foram atendidas mais de 300 empresas, entre elas: Crocs Brasil, Embelleze, 123 Comprou, Microsoft, Neutrogena e GM Motors.
O objetivo do treinamento da Academia de Tiktokers foi capacitar as empresas para desenvolverem vídeos que vendem e também criar os primeiros 250 vídeos que iriam estrear no lançamento da plataforma.
O trabalho envolveu ensinar essas empresas a criarem roteiro e vídeos criativos em minutos, ajudá-los a eliminar barreiras como vergonha de aparecer nos vídeos, falta de ideias, não saber editar imagens ou não entender os algoritmos das redes sociais.
“A experiência foi um marco, pois, hoje, o Mercado Livre é a maior plataforma de varejo da América Latina e lança agora um modelo de comportamento de consumidor que vai impactar milhões de compradores”, afirma Diego Davoli, especialista em marketing digital e co-fundador da Academia de TikTokers.
Sobre o aplicativo
Ele funcionará como o feed do Reels (Instagram) e do TikTok, mas ainda sem os botões de interação como curtidas e comentários. Apenas o botão de compartilhar estará disponível na versão beta.
A grande diferença para os outros aplicativos está no fato de o vendedor poder vincular o vídeo a uma oferta de produto de sua loja no Mercado Livre. A oferta se encontrará em um botão na parte inferior do vídeo, para que o telespectador possa comprar o item.
De acordo com uma análise de Eugene Schawartz, o estágio de consciência do consumidor é um fator muito importante para manter a atenção de quem possa a vir comprar. Para Davoli, a atividade da Academia com o Mercado Livre foi desenvolvida justamente com os princípios do teórico em mente.
“Antes, as vendas do Mercado Livre eram muito mais pautadas na urgência e na barganha, porque as pessoas chegavam à plataforma sabendo o que queriam comprar. Agora, os vendedores poderão ser reconhecidos por outras forças de venda. Através de um vídeo, vai ser possível despertar o interesse em determinado assunto. Isso aumenta em até 8 vezes o seu potencial de vendas, já que agora seu público-alvo é muito maior”, explica.