Farmácias de manipulação criam cooperativa, adquirem empresa de insumos e trazem Bruna Lombardi como embaixadora do setor.
União no segmento resulta na aquisição de uma empresa própria de insumos.
O segmento de farmácias de manipulação lança duas grandes iniciativas para ampliar a sua atuação em saúde em todo o Brasil. As estratégias inéditas envolvem desde a criação de uma cooperativa para conquistar maior participação de mercado, à aquisição de uma empresa de insumos farmacêuticos e até o lançamento de uma campanha publicitária com a atriz e escritora Bruna Lombardi como embaixadora.
A Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) escolheu Bruna como estrela da campanha do programa Saúde Individualizada, que exalta os benefícios do cuidado personalizado oferecido por essas farmácias. Apoiada pela presença marcante da embaixadora, a primeira fase da ação de comunicação inicia com materiais de PDV em todas as farmácias de manipulação associadas à Anfarmag, como cartazes e folder, além de um site sobre o cuidado individualizado. Posts e vídeos publicitários nas redes sociais estreiam no próximo mês.
Bruna Lombardi – Com ajuda da imagem de Bruna, a proposta é fazer com o consumidor acesse o site sobre o cuidado único que a farmácia de manipulação proporciona. Desta forma, pode procurar a farmácia de manipulação mais próxima ao seu endereço ao digitar o CEP para fazer perguntas, enviar prescrições para levantar orçamentos e, assim, se tornar um cliente fiel e individualizado. Hoje o buscador conta com quase 1.200 farmácias por todo o país.
De acordo com o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, é fundamental que a população tenha cada vez mais conhecimento sobre o setor: “As farmácias de manipulação conseguem desenvolver formulações personalizadas de qualquer tipo de medicamento. Doses feitas de acordo com a necessidade de cada paciente, que sejam fáceis de usar e com uso de tecnologia e inovação são pontos fortes presentes nos serviços disponibilizados pelo setor”, destaca.
A Rojo Publicidade é a agência responsável pela criação da campanha que conta com Google Display e Adwords. Além disso, há um spot com Bruna Lombardi para ser veiculado em rádio, cartaz, folder e folhetos Take One para os pontos de venda, além do vídeo publicitário em mídias sociais.
Investimento de R$ 15 milhões – Outra estratégia inédita do setor é a decisão de se unir e criar uma cooperativa, a Coopermag (Cooperativa das Farmácias Magistrais). A operação começa com 600 farmácias, com previsão de chegar a 1 mil no fim deste ano e atingir 2 mil associados em 2023. A cooperativa passa a atuar em conjunto para a compra de insumos básicos para a produção de medicamentos e outros itens de saúde.
A cooperativa investiu R$ 15 milhões para aquisição da VPK Farma, distribuidora de insumos farmacêuticos de Jundiaí (SP) que atenderá exclusivamente essas farmácias. “Os cooperados conseguem comprar insumos com preços melhores na nossa distribuidora e também podem adquirir com outros fornecedores”, afirma Carlos Alberto Pinto de Oliveira, presidente do conselho da Coopermag.
A distribuidora vai operar no modelo de cooperativa médica, cujas sobras do exercício anual poderão ser reinvestidas na operação ou distribuídas entre os associados. A gestão de cada farmácia continua independente.
A cooperativa tem a missão de resolver um desafio para ajudar o segmento de farmácias a enfrentar a inflação e a evolução dos preços passaram a destruir as margens de lucro. O setor de manipulação movimenta cerca de R$ 10 bilhões ao ano e conta com mais de 8,3 mil farmácias em todo o país.
Projeto nasceu na Anfarmag – Há quatro anos, a associação das farmácias criou um sistema de compras coletivas que vem ajudando os associados, mas não resolveu totalmente o desafio da compra de insumos. Então a própria Anfarmag ajudou a criar uma alternativa de aquisição de insumos a preço de custo.
Problemas como a guerra da Ucrânia e a inflação de insumos também influem na escalada de preços do setor.