Cerimônia da 1ª edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa acontece em 8 de setembro, no campus Glória Villa-Aymoré.
A ESPM, escola de negócios, anuncia os vencedores do primeiro Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa, no dia 8 de setembro, no campus Glória Villa-Aymoré, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo destacar estudos, pesquisas e empreendimentos no escopo da economia criativa que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade entre os anos de 2017 e 2021.
Ao todo, 17 trabalhos premiados serão revelados durante o evento em três categorias: Estudos e Pesquisas, que contempla dissertações, teses e pesquisas aplicadas, Empreendimentos Criativos, que considera produtos e modelos de negócios inovadores, e Inovação na Cultura da Saúde. Nessa categoria, patrocinada pela Unimed Rio, serão reconhecidos empreendimentos criativos que tenham desenvolvido tecnologias sociais e projetos de impacto na saúde da população durante a pandemia.
“A ESPM entende que a economia criativa é parte importante para o desenvolvimento da cidade”, diz Sandra Sanches, diretora do cRio ESPM. “O prêmio tem o objetivo de identificar e reconhecer iniciativas com impactos positivos sobre o Rio.” A economia criativa, que abrange os setores de consumo, mídia, cultura e tecnologia, movimenta cerca de 171 bilhões de reais por ano no Brasil, segundo informação da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a premiação, haverá duas menções honrosas referentes a projetos selecionados por um comitê de profissionais da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, liderados por Paulo Gadelha, Coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030. Os trabalhos premiados na categoria Estudos e Pesquisas serão publicados em formato e-book e entrarão na coleção de publicações do cRio ESPM. Os empreendimentos criativos premiados receberão consultoria e mentoria da ESPM e seus autores ganharão bolsas para curso de extensão da ESPM.
A cerimônia do prêmio abre o XI Seminário de Economia Criativa, realizado pelo Mestrado Profissional de Economia Criativa da ESPM Rio, e que acontece nos dias seguintes, 9 e 10 de outubro, no campus ESPM Glória Villa-Aymoré. Serão realizadas rodas de conversas com acadêmicos e profissionais do mercado sobre temas relacionados à inovação no campo da economia criativa.
A ESPM adquiriu a Villa-Aymoré, patrimônio histórico situado na Glória, um dos endereços culturais mais relevantes do Rio de Janeiro. A instituição tem sido parte ativa de projetos de revitalização do bairro, além de ser um polo de educação, inovação, cultura e tecnologia.