segunda-feira, dezembro 23, 2024
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No Rock in Rio, a cada edição, o marketing de influência ganha maior projeção

Por meio de influenciadores, estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas poderão acompanhar tudo que está rolando no Rock in Rio 22. Este número é baseado nas ações que a Spark, grupo especialista em produtos e soluções de marketing de influência, está realizando com 6 grandes marcas no festival, como Coca-Cola, Natura, Heineken, Cup Noodles, Colgate e Olla.

A soma prevista de posts de todos os influenciadores coordenados pela Spark vai gerar milhões de impressões nas redes sociais. Isto significa que as mensagens dessas marcas aparecerão mais de 40 milhões de vezes no feed dessas 8 milhões de pessoas que acompanharão o festival também pela tela do celular. Em comparação com a transmissão oficial, na última edição do Rock in Rio, em 2019, o Multishow impactou mais de 11,6 milhões de telespectadores ao longo dos dias de evento, segundo dados da Kantar Ibope. Outro destaque é a parceria exclusiva da Spark com o TikTok, que confiou no grupo de marketing de influência a estratégia com criadores de conteúdo de 5 marcas durante o RIR 22 (Colgate, Cup Noodles, Heineken, Olla e parte do escopo de Coca-Cola). Esta ação é resultado da união das empresas para atender os planejamentos de marketing de influência do novo núcleo estratégico e criativo do TikTok para empresas.

Com base em uma análise das ações das marcas parceiras da Spark, foi avaliado que no Rock in Rio 22, os influenciadores levarão um conteúdo muito mais estratégico e relevante para sua audiência. Os esforços estão sendo em criar experiências e ativações que vão muito além de uma presença VIP no estande. “Cada vez mais as marcas estão entendendo que não basta contratar influenciadores sem estratégia por trás. Antigamente, víamos os influenciadores fazendo a cobertura de eventos de forma mais livre e sem explorar todo o potencial de conteúdo e engajamento que as grandes marcas têm. Agora, com um planejamento mais robusto e profissionalização do mercado, observamos um movimento paralelo de audiência que vai muito além e se soma à cobertura na TV”, afirma Gal Barradas, COO da Spark e General Director da Unidade Lab.

A Coca-Cola, junto com a organização do Rock in Rio, por exemplo, fará uma imersão no metaverso dentro do jogo Fortnite, onde os gamers poderão cair em uma ilha chamada Rock in Verse e imergirão na experiência do festival no ambiente online. Dentre os 12 espaços disponíveis no digital, a marca vai apostar no COKE STUDIO, um espaço que vai promover o encontro inédito de artistas, influenciadores e DJs, tanto dentro do ambiente do metaverso, quanto no espaço físico no evento, que vai ter 400m² e pocket shows. O maior streamer do Brasil, Casimiro, fará ativações neste ambiente digital, no Fortnite, e estará presente no evento fazendo uma live surpresa. Outros influenciadores de peso que farão essas interações omnichannel são Lucas Rangel, Vivi Wanderley e GKAY.

Algumas ativações de marcas parceiras da Spark trarão um propósito de sustentabilidade para o evento, como a Natura e a Heineken. Ambas escolheram um time diverso de influenciadores para propagar suas mensagens, que são mais específicas e demandam um conteúdo mais elaborado sobre as questões ambientais que querem abordar, além da ativação em si. A Natura, por exemplo, contará com um time de criadores de conteúdo especialistas para falar sobre o tema macro, “Transborde Amazônia”, com influenciadores indígenas, como Isabelle Nogueira, Jūgoa, dentre outros. A empresa também está com um time de grandes nomes, como Taís Araújo, Linn da Quebrada, Camila Pitanga, Sasha e Leandra Leal para amplificar o tema para um público geral. Já a Heineken tem como objetivo convidar o público a repensar a sua forma de consumir e sua relação com a cidade para construir um mundo mais verde. Para isso, uma das ações no festival vai ser a Microfloresta Urbana, que se resume em uma floresta de 900 metros quadrados composta por espécies nativas da Mata Atlântica. O squad de influenciadores para a marca vai desde perfis da Gen Z no TikTok, quanto outras gerações, que foram escolhidos para levarem uma mensagem eficiente e específica para gerar um engajamento de sua comunidade para um tema tão complexo.

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