A Uber está lançando uma nova campanha educativa para combater a LGBTQIA+fobia com a participação do Popó, ex-lutador de boxe. Com vídeos educativos para motoristas parceiros e usuários, o objetivo da iniciativa é alertar para comportamentos discriminatórios que não são tolerados na plataforma da Uber, de acordo com o Código da Comunidade. Os vídeos serão enviados pelo próprio aplicativo da Uber e estarão disponíveis no Instagram da marca para que qualquer pessoa possa assistir, compartilhar e conhecer um pouco mais sobre as iniciativas da Uber para combater a discriminação.
Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a TODXS, organização sem fins lucrativos especializada na promoção da inclusão de pessoas LGBTQIA+. Nos vídeos, Popó fala sobre sua luta pessoal contra a LGBTQIA+fobia e compartilha seu aprendizado como pai de um homem gay. O conteúdo mostra o papel e a importância de ser uma pessoa aliada e exemplifica comportamentos que não são apropriados tanto para motoristas parceiros quanto para usuários da plataforma.
“Neste ano escolhemos reforçar a importância dos aliados na construção de uma comunidade inclusiva e respeitosa. Como porta-voz, convidamos o Popó, que além de aliado, é um ícone em um esporte altamente estereotipado por códigos antigos.” afirma Luciana Ceccato, Diretora de Marketing da Uber no Brasil. “A gente se baseou em dúvidas reais de motoristas parceiros e usuários da nossa plataforma para trazer respostas simples e didáticas, além de destacar que cada um de nós tem um papel importante e responsabilidade no combate à LGBTQIA+fobia. Como uma empresa que está tão presente no dia a dia das pessoas, é nossa missão usar nossa tecnologia para contribuir para que elas possam se mover livremente e sem medo”, completa ela.
Para Ana Beatriz Santos, Diretora Executiva da TODXS, “a construção de uma sociedade inclusiva é um processo coletivo”. Ela afirma que é preciso muitas pessoas aliadas e comprometidas com a causa LGBTQIA+ para que a transformação aconteça. “Por isso, a gente acredita que sensibilizar as pessoas com conteúdos educativos que se conectam com a realidade delas e mostram como elas podem ser aliadas é fundamental para que a gente consiga avançar”, completa ela.
Em maio, também em parceria com a TODXS, a empresa lançou o Guia do Aliado, que traz um conteúdo didático sobre como cada pessoa pode contribuir e apoiar a comunidade LGBTQIA+. O material foi lançado no Dia Internacional da Luta contra Homofobia, Transfobia e Bifobia para os mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de motoristas parceiros da Uber.
Além disso, quem abriu o aplicativo da Uber durante o mês de junho em todo País viu os trajetos coloridos com as cores do arco-íris, em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+. As chamadas rainbow routes são usadas pela Uber em todo o mundo como forma de dar visibilidade a essa pauta.
Filme da campanha:
https://www.instagram.com/reel/CfJ9YUulCeR/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D