A Superunion, a WPP, a IstoÉ Dinheiro e a consultoria TM20 apresentaram nesta sexta-feira, dia 10, a edição 2022 do prêmio As Marcas Mais Valiosas do Brasil. Nubank, Google e Mercado Livre são as marcas vencedoras em suas categorias, após análise que contou com dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta proprietária da WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, constituindo o maior estudo global sobre as percepções do consumidor em relação às marcas.
A análise de dados e o desenvolvimento dos rankings foi realizada pela Superunion, consultoria de marca da WPP, e pela TM20. São parceiras do projeto a Economatica, Brazil Panels, ESPM e Grey. Os resultados do estudo foram apresentados pela IstoÉ Dinheiro, em evento na ESPM, em São Paulo. Esse ranking é publicado desde 2003 pela revista IstoÉ Dinheiro e, desde seu início, Eduardo Tomiya, sócio-fundador da TM20, tem sido o coordenador técnico do estudo
O estudo apresentou três rankings, sendo o primeiro considerando As Marcas Brasileiras Mais Fortes, com Nubank na liderança; o segundo ranking, com as Marcas Internacionais Mais Fortes presentes no Brasil, com Google no topo; e o terceiro ranking, que aponta as Marcas Brasileiras Mais Valiosas, que tem o Mercado Livre em primeiro lugar.
Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil, explica que os critérios para a elaboração do ranking das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil obedecem a normas e um processo rígido de avaliação de marcas, com dois componentes muito importantes: análise financeira e análise de atributos da marca. “Muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, explica o CEO da Superunion.
Marcas Brasileiras Mais Fortes
O primeiro estudo, que se baseou totalmente nos dados do BAV, considerou apenas marcas de origem brasileira ou que possuem uma operação predominantemente em território nacional. “O BAV é o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo, auxiliando as empresas da WPP a potencializar a criatividade com os melhores dados e insights”, explica Mariana Pagano, head de Estratégia e Dados da Grey e Líder do BAV no Brasil. Os dados do BAV para o Brasil são baseados em pesquisa de natureza qualitativa, como base em 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1600 marcas. Entendemos marcas fortes como motores de crescimento e geração de valor, ao catalisar o momentum de uma marca em um pilar fundamental: Força da Marca (Brand Strength), composto pela combinação de Diferenciação e Relevância”, explica o CEO da Superunion. O resultado foi o ranking das 10 marcas brasileiras mais fortes, com o Nubank em primeiro lugar.
Para Marcelo Bicudo, o ranking não traz surpresas, mas novidades como a ascensão de empresas de tecnologia como Nubank e iFood nos últimos dois anos. “São duas marcas queridas e com presença recorrente na vida dos consumidores, o que consolida suas posições”, afirma. O momento pandêmico no qual as pessoas se voltaram mais para suas casas, segundo ele, explica o crescimento de Tramontina e Brastemp, assim como a valorização do empreendedorismo, dada a crise vigente, trouxe valiosos frutos para a marca Sebrae.
Marcas mais fortes do Brasil
- Nubank
- Tramontina
- iFood
- O Boticário
- Lojas Americanas
- Magazine Luiza
- Natura
- Sebrae
- Cacau show
- Brastemp
Marcas Globais mais Fortes no Brasil
Para as marcas internacionais mais fortes no Brasil, a mesma pesquisa de dados apontou empresas multinacionais de tecnologia, com Google à frente, seguido por marcas de plataformas de redes sociais/conteúdo e streaming, como YouTube, Whatsapp, Netflix, Instagram, bem como marcas de produto e plataformas tecnológicas, tais como Windows, Samsung, Android e Disney, a única que não tem sua origem no mundo digital. “Interessante notar que o ranking tem tudo a ver com hábitos e consumo dos meios dos brasileiros, que se relacionam intimamente com as marcas listadas. Curioso ver como a Disney aparece bem posicionada junto a empresas e produtos de tecnologia. Soube fazer sua transformação digital e entrar na distribuição de seu próprio conteúdo, ganhando relevância”, explica Fernanda Calfat, head de Operações da Superunion.
- YouTube
- Netflix
- Windows
- Samsung
- Android
- Disney
- Apple
Marcas mais Valiosas do Brasil
No cruzamento dos dados do BAV, da Economática e Brazil Panels com uma análise financeira de valoração da TM20, o estudo calculou os valores das principais marcas brasileiras, com destaque para o Mercado Livre, que atingiu R$ 11,4 bilhões. “Este é o mais completo estudo que combina análise holística com análise de valor econômico-financeiro da marca, respeitando os padrões internacionais de processos de avaliação de marca, reconhecidos pelo mercado. Junta a melhor e maior base de pesquisas de consumidores do BAV com dados financeiros da Economática”, explica Eduardo Tomiya, Sócio-Fundador da TM20 Branding.
Marcas mais Valiosas do Brasil
- Mercado Livre – R$ 11,4 bilhões
- Itaú – R$ 8,2 bilhões
- Bradesco – R$ 4,2 bilhões
- Vivo – R$ 3,7 bilhões
- Nubank – R$ 3,6 bilhões
- Natura – R$ 2,9 bilhões
- Magazine – R$ 2,5 bilhões
- Skol – R$ 1,7 bilhão
- Petrobras – R$ 1,7 bilhão
10) Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão