Responsável pela disseminação de alguns dos maiores hits dessa década, o TikTok vem moldando e influenciando a maneira como a música atual é produzida, e deixa claro para qualquer observador de cultura pop para entrar no jogo da música, é preciso estar no TikTok. Artistas estão contando com a plataforma para promover suas músicas para seu público. A indústria musical está contando com a plataforma para disseminar hits. E as marcas querem fazer parte dessa conversa.
A produtora de som MugShot também nasceu com DNA disruptivo: foi uma das pioneiras a mudar a maneira como a música é percebida nos comerciais de TV e campanhas publicitárias. O que antes era conhecido como “jingle”, foi dando espaço a músicas com valores de produção similares a de discos ou músicas que estão nas paradas de sucesso nos quatro cantos do mundo. O intercâmbio com artistas nacionais e internacionais, facilitado pelas novas tecnologias de gravação e produção, foi ficando tão ágil quanto os deadlines exigidos neste mercado. O resultado: campanhas bem-sucedidas onde a música acabou por assumir um papel com maior protagonismo dentro do storytelling da marca, deixando o comercial de 30 segundos e indo parar em versões no Youtube, Spotify ou TikTok.
Prestes a completar 10 anos de história, a MugShot anuncia mais uma conquista: a produtora foi selecionada para ser parceira de som oficial do Tiktok, oferecendo serviços de música original, supervisão musical, licenciamento e estratégias sonoras a todas as marcas que desejam estar presentes no ecossistema da plataforma, mas não entendem as mecânicas de uso das ferramentas sonoras.
“A implementação de uma campanha bem-sucedida no TikTok invariavelmente passa pelo uso de música, e o melhor aproveitamento dessa ferramenta tão poderosa acontece quando a equipe musical é envolvida desde o início, auxiliando cliente ou agência em diversas etapas como a concepção, criação e gravação, além de todos os trâmites legais envolvendo a liberação dos direitos autorais”, diz Mauricio Herszkowicz, diretor de criação e sócio da produtora.
“Som é a língua universal do TikTok, e as marcas precisam compreender música e som se querem ter uma conexão autêntica junto à plataforma. Nossos parceiros oficiais têm um track record bastante reconhecido em ajudar marcas e comunicadores a desenvolver estratégias sonoras para o TikTok. Estamos bastante animados em ver mais marcas entrando no universo do som no TikTok e criando conexões com nossa comunidade através de ações sonoras criativas.” – Melissa Yang, Head de Ecosistemas, TikTok.