Uma pesquisa do ranking Great Place to Work (GPTW) mostrou recentemente que 54% das vagas no varejo brasileiro são ocupadas por mulheres. Na Havan a presença feminina é muito mais expressiva: 80% da força de trabalho da varejista é composta pelas mulheres. Além de ser a maioria, elas dominam os cargos de liderança, com 70% das posições. Esse protagonismo deu o tom da campanha de Dia da Mulher da Havan lançada nesta semana para celebrar o Dia 8 de Março.
Formatada em duas versões, a campanha contou uma proposta para as redes sociais da Havan (@havanoficial) e do empresário Luciano Hang (@lucianohangbr). E ainda, uma versão para veiculação em TV aberta para todo o país. “O objetivo é enaltecer todas as mulheres brasileiras por meio das trajetórias das colaboradoras da Havan. Histórias reais de mulheres admiráveis que venceram e vencem tantas batalhas todos os dias”, comenta a coordenadora de marketing institucional, Ana Maria Leal da Veiga.
Ela acrescenta que o protagonismo das mulheres na Havan aconteceu de maneira natural durante os 35 anos da empresa. “Nós praticamos a meritocracia. Quem é competente, tem todas as condições de fazer carreira na Havan. Ter um quadro ocupado na maioria pelas mulheres é reflexo da determinação e polivalência delas e ficamos muito felizes por oportunizar esse desenvolvimento”, afirma.
A gerente Desenvolvimento Organizacional, Goreti Maestri, destaca que entre os diferencias que contribuem para que as mulheres escolham a varejista para construir suas carreiras profissionais, está a licença maternidade estendida de até seis meses. “O momento da maternidade gera uma certa insegurança para as mães e, felizmente, tem sido possível dar uma perspectiva diferente para as nossas mulheres. A valorização desse momento tão especial para as mulheres e as famílias está intrínseco em nossa cultura e temos muito orgulho disso”, finaliza.