terça-feira, abril 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesJaneiro Branco: empresas apostam na saúde mental dos colaboradores

Janeiro Branco: empresas apostam na saúde mental dos colaboradores

A preocupação com a saúde e o bem-estar mental saiu dos bastidores para ganhar a atenção pública. Uma das iniciativas que aborda o tema é a campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de alertar para as necessidades emocionais e recebe, cada vez mais, adeptos. Inclusive, as corporações estão dedicadas a promover o fortalecimento do autocuidado entre os funcionários.

A Santa Helena Alimentos, líder nacional no mercado de produtos à base de amendoim, é um exemplo dessa movimentação. Além de abordagens internas com seus mais de 1.200 colaboradores, a companhia possui o programa De Bem com a Vida, que promove a cultura do bem-estar ao incentivar a adoção de hábitos saudáveis e de autocuidado por meio de relaxamento e ginástica laboral, a participação em projetos de voluntariado variados e ações de educação financeira.

Outra atividade implantada pela empresa é o acesso a ferramentas que promovam a saúde emocional. Recentemente, a Santa Helena uniu-se ao Zenklub, plataforma que oferece sessões de terapia on-line com psicólogos, psicanalistas e coaches e ainda acesso a conteúdos e exercícios diversos sobre inteligência emocional, meditação e desenvolvimento pessoal. O benefício é concedido também para os dependentes dos efetivos.

Para incentivar a adesão, a companhia transformou uma das salas do complexo industrial no Espaço Equilíbrio, um ambiente reservado e confortável para que o colaborador possa fazer a sessão durante um intervalo do expediente. Esse projeto representa o S do propósito ESG (environmental, social and governance / ambiental, social e governança, em português) da Santa Helena e reafirma um dos pilares institucionais: Integridade Física e Equilíbrio.

“Saúde é mais do que não estar doente, é um bem-estar físico, social, mental e emocional na vida pessoal e profissional. Para tornar esse tema comum, é preciso desconstruir preconceitos, comunicar nossas emoções, exercitar a escuta acolhedora, praticar o autocuidado e fazer dessas iniciativas hábitos diários, dentro e fora de casa”, diz Elaine Ribeiro, gerente de recursos humanos da Santa Helena.

Para debater a temática da campanha Janeiro Branco, a indústria promoveu ações e reflexões sobre saúde mental e emocional e, ainda, uma live especial para os colaboradores. Mediado por uma psicóloga do Zenklub, o bate-papo abordou quais os recursos disponíveis para a prática do autocuidado.

A gerente explica que o tema sempre foi relevante para a empresa, mas ganhou dimensão ao verificarem que, com a pandemia de Covid-19, os motivos mais relatados para afastamento eram relativos a episódios depressivos e de transtorno afetivo bipolar.

“O início e a permanência de um período pandêmico reacenderam a preocupação com a saúde mental de cada indivíduo que integra nossa equipe, então, agimos para auxiliar todos os nossos profissionais para melhorar a qualidade de vida deles e de seus dependentes. Estaremos sempre atentos a essas estratégias para promovê-las integralmente”, pontua Elaine.

Campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo o que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos. Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha iniciou em 2014 quando psicólogos (as) de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias para falar sobre saúde mental e emocional, sentido de vida, qualidade emocional e harmonia nas relações humanas.

 

Artigos relacionados

Novidades