O Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, divulga em seu site (www.cenp.com.br) amanhã, 16 de dezembro, a partir das 15h, os dados do Cenp-Meios referentes aos investimentos via agências de publicidade de janeiro a setembro de 2021, com painel de 291 agências, sendo 239 matrizes e 52 filiais. “Estamos dando um novo salto no universo de agências participantes na nova rodada do Cenp-Meios”, diz Dudu Godoy, 1º vice-presidente da entidade. “Nesta mesma época, no ano passado, contávamos com painel de 217 agências”. Para ele, o Cenp-Meios atende necessidade premente do mercado. “Uma indústria forte, como a publicitária, precisa de dados confiáveis e que reflitam a realidade”.
O CENP-Meios é possível graças ao compromisso das agências participantes e das empresas AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, IClips e Operand.
Em https://cenp.com.br/cenp-meios-apresentacao são encontrados:
– Vídeo explicando o funcionamento do Cenp-Meios
– Dados de investimento a partir de 2017, inclusive por regiões e estados, em reais e dólar
– O ranking das agências em 2020
– As perguntas mais frequentes sobre o Cenp-Meios
– As agências participantes do painel
– Os membros do CTCM, Comitê Técnico Cenp-Meios, formado por representantes de anunciantes, agências e veículos e que supervisiona toda a operação.
NOTA TÉCNICA DO CTCM
1 – O Cenp-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez sem paralelo no mercado internacional (EUA e Europa). Em seu quinto ano, é monitorado pelo CTCM – Comitê Técnico Cenp-Meios* que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências e meios. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.
2 – As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados pelos veículos, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
3 – Desde 2019, os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos Pedidos de Inserção (PI) pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios.
4 – O Cenp-Meios contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema.