Luiz Lara acaba de ser eleito Presidente do Conselho do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão. Sua chegada é mais um passo no projeto de reestruturação da entidade, que está adotando um novo modelo de governança, em que o principal objetivo é dar voz a todo o ecossistema da publicidade, dentro de uma visão ampliada e renovada, para contemplar a transformação digital e os novos modelos de negócio do setor.
Ele chega para consolidar este novo momento de transformação do CENP. “Aceitei o desafio porque acredito profundamente que, com a vontade coletiva deste mercado e todos os seus players – agências, anunciantes, veículos e os novos elos digitais –, podemos criar juntos uma governança mais democrática e inclusiva. Este novo CENP deve seguir prezando pela ética e transparência e ser o mais importante fórum do mercado, buscando na autorregulação a harmonização dos interesses comerciais e das melhores práticas. Precisamos considerar sempre a capilaridade do mercado publicitário brasileiro, valorizando a força dos agentes regionais e ecossistemas locais, além de encarar os desafios da comunicação multiplataforma e hiperconectada”.
O novo presidente do CENP considera que a entidade, ao invés de exercer um papel fiscalizador, deve reunir e difundir as melhores práticas de mercado, num cenário abrangente, respeitando os interesses legítimos de cada parte. “O CENP tem que ser um ambiente neutro e ético, onde sempre se buscará o diálogo aberto e transparente, visando a harmonização de um mercado livre, fortemente concorrencial, competitivo e meritocrático”, afirmou.
Lara, que tem uma trajetória destacada no mercado da comunicação, conta com profundo conhecimento do universo de entidades do setor. Já foi presidente da Abap, entre 2009 e 2012, além de vice-presidente por sete anos. Segue como VP do Conar e é membro da Assembleia Geral da ESPM. Esteve próximo ao CENP desde a fundação da entidade, tendo sido seu 1º VP por seis anos.
A valorização e crescimento do mercado publicitário e de comunicação sempre fez parte do dia a dia de Lara. Ele foi responsável, por exemplo, pela organização do 4º e o 5º Congressos da Indústria da Comunicação e fundou uma das maiores agências do país, a Lew’Lara\TBWA, onde trabalhou na construção e no posicionamento de algumas das principais marcas do mercado brasileiro. Também conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Caboré, o Colunistas e o Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil e sócio da TO BE GOOD, atuando em advocacy e comunicação. Atua em várias organizações do terceiro setor, é membro do Conselho da Childhood, do Instituto de Cidadania Empresarial, Fundação OSESP e Fundação Bienal de São Paulo. Seu trabalho no CENP será probono.