domingo, dezembro 22, 2024
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Buscapé reposiciona marca com consultoria da Superunion

O Buscapé, pioneiro em simplificar a jornada de compra dos consumidores na internet, está de cara nova. A marca, que é parte do portfólio da Mosaico, a plataforma digital de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico no Brasil, anuncia novo posicionamento, identidade visual e verbal, criados pela Superunion, rede de consultoria de marca do grupo WPP.

O rebranding do Buscapé, além de valorizar os 20 anos de história orientando e simplificando o e-commerce para o grande público, também tem a missão de apresentar o novo posicionamento da marca. Durante muito tempo, o Buscapé foi conhecido como o principal comparador de preços do mercado. Porém, a internet e o consumidor mudaram e a plataforma evoluiu para acompanhar as novas demandas. Diversas funções e novos serviços foram agregados ao Buscapé, tornando-o um assistente de compras completo que acompanha o consumidor em todas as etapas da jornada de compras.

“O novo posicionamento responde a um cenário onde o e-commerce está cada dia mais complexo para os consumidores, com várias opções de lojas, marcas, condições, entregas, cashbacks. O Buscapé é o assistente de compras inteligentes que orienta o consumidor, transformando a jornada de compra em uma experiência simples, segura e econômica”, afirma Marcelo Bicudo, CEO da Superunion.

A plataforma agora oferece conteúdo editorial sobre produtos que ajudam o consumidor a decidir o que comprar, além de históricos de preços e alertas para que este decida quando comprar, ou mesmo não comprar. O Buscapé organiza  informações de cerca de 100 milhões de ofertas de mais de 500 lojistas parceiros.

“Trabalhar com uma marca tão reconhecida é um grande desafio. Entender que elementos precisam ser mantidos ou atualizados para que a marca responda ao novo momento da companhia e a nova oferta é ponto fundamental. Após análises profundas, decidimos por manter o amarelo, preto e vermelho, com pequenos ajustes para acessibilidade no digital, considerando o alto reconhecimento dessas cores e também por ressignificar a exclamação, deixando de ser elemento de suporte para ser o ponto de partida do desenho proprietário das letras e como um grafismo que é vivo e enriquece o universo visual”, ressalta Heitor Piffer, ECD da Superunion.

A nova identidade nasceu de um processo totalmente co-criativo, envolvendo diferentes disciplinas dos times de Buscapé e Superunion. O novo logotipo passa a receber uma versão reduzida, tendo o “B” como monograma, que otimiza o uso em espaços reduzidos do digital. Além da identidade visual, outro grande ponto de destaque é a identidade verbal que traz um tom de voz bastante próximo, de uma marca amiga e mentora, que está ao lado do usuário na busca da melhor oferta. Nessa busca por uma identidade única, também foi desenvolvido um glossário de termos próprios de Buscapé.

A nova estratégia de marca foi liderada por Marcelo Bicudo ao lado de Pedro Breckenfled e Laura Scachetti, identidade verbal e visual pelo time: Heitor Piffer, Shingo Sato, Williams Rocha, Pedro Cury, Amanda Bellani, Camila Coimbra e Robson Henriques. O atendimento foi realizado por  Fernanda Calfat e Mariana Pompeu de Camargo.

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