Enfrentar os desafios de segurança na mobilidade urbana não é nada fácil, e para as mulheres é ainda mais complexo. O debate sobre o assunto é urgente e é por isso que a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, lança a campanha “Por Cidades Mais Femininas”, uma iniciativa que traz reflexões sobre pertencimento, segurança e autonomia do público feminino nas cidades brasileiras.
O objetivo é ampliar a discussão sobre a necessidade de ações que tornem as cidades mais livres e seguras para as mulheres, estabelecendo discussões sobre pertencimento, poder, ocupação e locomoção sem risco de assédios, uma condição, que infelizmente, ainda é corriqueira para elas.
O principal ativador da campanha foi a pesquisa do Instituto Locomotiva que aponta que 84% das ruas de São Paulo possuem nomes masculinos e, na mesma cidade, 97% das mulheres adultas afirmam já terem sofrido algum tipo de assédio. A estratégia geolocalizada tanto em mobiliário urbano quanto digital, está sendo desenvolvida por meio de mensagens em totens espalhados em ruas, praças, estações e monumentos. A iniciativa leva a reflexão de forma personalizada, conversando com a realidade de cada lugar.
“A 99 tem consciência que, na grande maioria, as cidades foram feitas por e para homens e por isso está incentivando a reflexão pela construção de cidades mais femininas, oferecendo um ambiente mais favorável e mais seguro para as mulheres. Esse debate é crucial para incentivarmos o fortalecimento de redes de apoio, essenciais para combater situações enfrentadas diariamente por mulheres. Reforçando que todas têm o direito à acessibilidade de ações empreendedoras, à mobilidade segura para trabalhar e se divertir, sejam elas passageiras, motoristas parceiras ou funcionárias da 99” diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99.