A B3, a bolsa do Brasil, abriu um processo de revisão de seu partner de marketing em julho de 2021. Para isso, contou com o suporte da SCOPEN, consultoria de marketing empresarial, responsável por orientar e gerenciar todas as fases do processo de concorrência.
“Buscávamos uma agência com bom planejamento estratégico, conectada com o mundo financeiro e parceira dos nossos desafios, para nos ajudar a planejar e a executar com qualidade e celeridade ações de marketing que contribuam para o desenvolvimento da nossa marca e dos nossos negócios”, diz Bruna De Caro, superintendente de Marketing da B3.
O método de concorrência mais experiencial desenvolvido pela SCOPEN oferece as variáveis para uma escolha assertiva.
O processo se desenvolve ao longo de um funil de três etapas, que começa com as agências sendo avaliadas de acordo com as necessidades e objetivos da marca. Dessas avaliações, são selecionadas as que passam para as seguintes fases. Cada etapa, portanto, vai filtrando aquelas agências que preenchem as expectativas, garantindo o alinhamento do que a marca busca e permitindo uma decisão final mais assertiva.
Em uma primeira fase, a SCOPEN ficou encarregada de fazer o mapeamento inicial das agências com perfis alinhados à necessidade da marca, passando então para a etapa de apresentação de credenciaisde cada uma das empresas convidadas para esta fase. Entre sete agências nas credenciais, o processo classificou três finalistas: GINGA, TECH AND SOUL e Z515, que participaram das sessões virtuais de workshop.
A última fase do processo consistiu na participação das três agências selecionadas em sessões de workshop virtual, junto com a equipe da B3, onde o cliente pôde observar as pessoas reais do dia a dia, seus processos e suas metodologias de trabalho.
O método Inside-out foi criado em 2014 no Brasil, apostando em uma maneira mais justa, real e simples de se escolher um novo parceiro estratégico de comunicação.
“O objetivo desse método é proporcionar uma troca que se aproxime ao máximo de uma situação de trabalho do dia a dia. Assim, cliente e agência podem se conhecer melhor e provarem como trabalham juntos. Como consequência, a decisão se baseia em aspectos reais e sólidos, como a cultura da agência e o seu talento, fundamentais para a construção de relações mais prósperas, viáveis e sustentáveis.”, afirma Graziela Di Giorgi, CGO da SCOPEN.
“Vimos na Scopen uma aliada para nos apoiar nesse processo de concorrência em busca de uma decisão assertiva, com uma dinâmica mais justa e equiparável ao dia a dia de trabalho entre as equipes, propiciando, assim, uma escolha mais consciente e com intenção de longo prazo”, diz Patrícia Viegas, gerente de Marketing da B3.
A B3 optou pela TECH AND SOUL, para apoiá-los em suas ações de marketing, sejam elas de publicidade, marketing digital, comunicação dirigida ou inbound.
“Essa é uma grande conquista para a Tech and Soul e estamos muito felizes em iniciar esse relacionamento, ainda mais em um segmento como o financeiro, no qual construímos uma sólida presença nos últimos anos. Não custa lembrar que estamos falando de uma instituição de 104 anos que, após um processo de concorrência com grandes competidores, escolheu uma agência de apenas quatro anos – e que estará lado a lado com a B3 para alcançar seus grandes objetivos de comunicação e negócios nos próximos anos”, afirma Claudio Kalim, CEO da Tech and Soul.