A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) celebra 72 anos com uma inovação no tema da inclusão digital: o primeiro site do Brasil com atendimento humano online 24×7 para pessoas surdas. A inciativa visa incentivar outras entidades, agências e marcas a adotarem práticas inclusivas que permitam que pessoas com deficiência acessem informações no ambiente digital.
“Nos últimos anos, a ABAP vinha apoiando diversas iniciativas para a inclusão digital como ´Movimento Web Para Todos´ do W3C Brasil, o ´Selo de Acessibilidade Digital´ da Prefeitura de São Paulo e o ´Prêmio WSA Brasil´, mas nós mesmos não tínhamos nosso próprio site acessível. O planejamento do novo site nasceu desde o início com o propósito de ser adequado para pessoas com alguma deficiência. Até mesmo a escolha da cor predominante no site (amarelo) foi escolhida pensando nas cerca de 8 milhões de pessoas daltônicas no país”, diz Alexandre Gibotti, diretor-executivo da Abap.
Segundo Gibotti, produzir um site acessível poderá aumentar os custos de produção entre 10 e 15%, mas lembrando que existem cerca de 18 milhões de pessoas com alguma deficiência no país, esse aumento percentual nos custos de produção se justifica. “Outro custo que não é proibitivo é a solução de atendimento humano online, fornecido pela empresa ICOM Libras, que poderia ser facilmente absorvido por qualquer marca ou empresa. Na celebração dos 72 anos, a Abap renova seu compromisso com a diversidade e a inclusão digital, ajudando a conscientizar todo o mercado sobre a importância dessas ações práticas.”, explica.
“Contratando as mais avançadas ferramentas disponíveis para o seu site, a ABAP vira vitrine e mostra aos associados e ao mercado não apenas como se tornar acessível e inclusivo, mas, principalmente, reitera seu respeito à diversidade humana”, diz Cid Torquato, presidente do ICOM Libras e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O novo site também está mais ágil, responsivo e fácil de usar. São centenas de pesquisas, estudos, normas, leis e guias de melhores práticas da ABAP e de outras entidades.
Criada em 1949, a ABAP defende os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Ao longo dessa trajetória, registrou protagonismos nos principais eventos do setor: inspirou a Lei 4680/65, conhecida como Lei da Propaganda; contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas; e colaborou na construção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), entre outras iniciativas.