Uma nova série televisiva, lançada nesta semana pela GE do Brasil, antecipa ao público inovações tecnológicas que serão aplicadas no mundo pelos próximos 50 anos. Essa viagem até 2064 é o fio condutor da série “A Próxima Lista”, veiculada com exclusividade na GloboNews e no canal oficial da GE no YouTube. A iniciativa integra uma nova fase da ação multiplataforma de conteúdo Caminhos para o Futuro, concebida pela agência VML em parceria com a Editora Globo. A série apresentará vídeos de um minuto de duração que elencam tecnologias que prometem revolucionar o futuro da indústria nas seguintes áreas: “Internet Industrial”, “Fábricas Extraordinárias”, “Supermateriais”, “Máquinas Extremas”, “Energia em Todo Lugar” e “Mentes Mapeadas”.
A nova série “A Próxima Lista” foi inspirada no escritor Isaac Asimov (1920-1992), que listou as inovações que mudariam o mundo até 2014 após uma visita à Feira de Ciências Mundial de Nova York, em 1964. As inovações para o próximo quinquênio representam algumas das prioridades de pesquisa e desenvolvimento da GE e orientam os trabalhos de seus mais de 3 mil engenheiros, cientistas e pesquisadores espalhados pelo mundo – inclusive na mais nova unidade do Centro de Pesquisas Global da companhia, inaugurada em novembro no Rio de Janeiro, com investimento superior a R$ 1 bilhão. Atualmente, a empresa soma em todo o mundo US$ 220 bilhões em encomendas de produtos criados por suas áreas de P&D.
“O objetivo é aproximar do público brasileiro as inovações que serão tendência para os nossos trabalhos de pesquisa em todo o mundo”, explica Pedro Alves, líder de Publicidade e Comunicação Digital da GE para a América Latina. “Todos os componentes desta campanha, da escolha do ator ao roteiro final, visam transmitir a íntima relação da GE com inovação, para tornar realidade nossas previsões”, completa.
O desenvolvimento da nova série só foi possível graças à parceria com a Editora Globo, que conta com profissionais especializados no desenvolvimento de projetos especiais de conteúdo. “Este projeto atravessa os limites dos ambientes da editora, pois o mesmo time de profissionais que desenvolve o conteúdo para o canal da GE no ambiente da Época Negócios ajuda a preparar roteiros para uma série exclusiva na GloboNews”, diz David Cohen, diretor da Época Negócios, da Editora Globo.
Para Fernando Taralli, presidente da VML, o lançamento dessa série na TV é um novo passo para consolidar a multiplataforma “Caminhos para o Futuro” e, assim, unificar a linguagem da GE em todos os ambientes – revista, web, mídia social, smartphone, tablet e televisão. “A série aborda os temas estratégicos de comunicação da GE e destaca o empenho e o caráter inovador da marca, sempre apresentando os caminhos de inovação para a indústria brasileira”, conclui.
Como resultado, já na primeira fase, a audiência do hub de conteúdo e do canal “Caminhos para o Futuro” vem crescendo a cada mês. Desde julho, início do projeto, o número de pageviews do hub de conteúdo cresceu 140% e o número de visitas aumentou 181% no período. Além disso, houve um crescimento de 192% de usuários únicos até o fim de novembro. Os excelentes resultados alcançados nos primeiros meses do projeto impulsionaram novos investimentos na plataforma até março de 2015.