domingo, novembro 24, 2024
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Guilherme Jahara e sócios lançam a Dark Kitchen Creatives

Profissionais de ampla reputação no mercado de publicidade e marketing, vindos da liderança de algumas das principais agências do Brasil, Guilherme Jahara, Flavia Campos, Clariana Regiani e Carlão Fonseca se unem em sociedade para lançar a Dark Kitchen Creatives. A operação nasce de um desejo em conjunto dos executivos em atuar de forma mais personalizada e impactar positivamente a trajetória das “marcas do amanhã”: aquelas com clara visão de futuro, propósito e prontas para se adaptar ao novo, sejam elas startups, nativas digitais, DTCs ou grandes empresas conectadas com a necessidade de inovar e evoluir.

“A Dark Kitchen nasce para ajudar a construir e acelerar essas marcas que têm fome de escalar e ir além da comunicação, unindo parceria de negócios, resultados rápidos, inovação e propósito”, explica Jahara, que atuará como co-CCO ao lado de Fonseca. “O nome é inspirado exatamente no modelo das dark kitchens: uma cozinha com alta flexibilidade em que os chefs colocam a mão na massa, que se adapta a cada cenário, otimiza processos, custos e trabalha de forma colaborativa, juntando especialidades, talentos e focada sempre na melhor experiência de entrega”, complementa.

Atuando com equipes adaptáveis, plugando talentos e especialistas de acordo com projetos e demandas, a Dark Kitchen tem um Menu de Deliveries de acordo com cada cliente ou projeto, passando por escopos de branding, comunicação full, design sprints, ativações, inteligência de dados, conteúdo e produção integrada, que podem ser contratados em conjunto ou de forma customizada. A flexibilidade de entregas permite ainda diferentes modelos de remuneração, de acordo com cada trabalho.

“Mais do que ser mais uma agência, nosso foco é unir essas especialidades para atuar como um parceiro criativo e estratégico, do embrião de uma solução à execução e análise de resultados, entregando inteligência para escalar, desenvolver e potencializar negócios. Uma prateleira onde nada é enlatado e em que as opções podem ser consumidas de forma independente, customizável ou em um menu completo”, destaca Flavia Campos, CSO da Dark Kitchen. Só neste primeiro momento, atuando em fase beta, a operação já contou com a colaboração de mais de 20 profissionais e empresas parceiras em seus primeiros projetos.

Cozinheiros e clientes

No time de lideranças, Jahara e Carlão Fonseca dividem o comando criativo. Jahara esteve à frente da criação de agências como Publicis Brasil, DM9DDB, Leo Burnett Tailor Made e F.biz, além de ter como sua última passagem a SunsetDDB, como copresidente e CCO. Fonseca, que respondeu recentemente como copresidente e CCO da Tribal DDB, também liderou o departamento criativo de grandes agências como Africa e R/GA. Especialista em construção de marcas, Flavia Campos é um dos principais nomes do país em planejamento e estratégia, tendo desenvolvido metodologias proprietárias de agile, sprint e participado de diversos processos da Mesa.Company, além de comandar a área de planejamento de agências como W/Brasil, Fischer, DM9DDB e Artplan.

Já Clariana Regiani trabalhou por 18 anos na DM9DDB, tendo comandado e se especializado em todas as áreas de produção, além de ocupar o cargo de diretora de produção e operações na Artplan nos últimos dois anos. Na Dark Kitchen, responde como COO e head de produção integrada, levando esta fundamental expertise ao board da operação. “Não adianta planejar e criar de forma excepcional se a ideia não sair do papel ou a execução for mediana. Colocar a gestão, curadoria e realização da produção no mesmo nível hierárquico de criação e estratégia não será apenas um diferencial fundamental na nossa operação, mas também para os resultados dos projetos e negócios dos nossos clientes”, reforça Regiani.

Entre os primeiros clientes da operação estão a Ambev, em trabalhos para a água AMA; a Liga de Basquete Feminino (LBF) e a Dr. Jones, startup que é hoje a maior marca de mencare direct to consumer do Brasil. Também estão em desenvolvimento um projeto de branding para uma nova marca, focada em desenvolvimento humano; e outro para uma fintech que apresentará uma nova plataforma nos próximos meses.

“Os primeiros parceiros já mostram um pouco do perfil da Dark Kitchen. Vamos desde uma marca com papel social e visão de futuro no portfólio de uma das maiores empresas do Brasil a uma startup inovadora que está questionando a categoria de beleza masculina, além de uma entidade que olha o esporte feminino de uma maneira especial. É isso que queremos fazer neste novo momento de nossas vidas: apostar em empresas e potencializar resultados de visões novas e que construam melhores relações com as pessoas”, detalha Fonseca.

Ingrediente secreto

O encontro entre Jahara, Campos, Regiani e Fonseca teve como fio condutor o momento de carreira dos quatro executivos. Todos haviam deixado recentemente posições de comando em grandes agências, iniciando uma atuação independente e colaborativa em diferentes projetos que se adequavam a um novo foco de carreira. “Nossa busca é tão pessoal quanto profissional. Queremos genuinamente construir novos jeitos e fazer a magia acontecer. Não abandonamos nossas carreiras em agências, mas, inspirados em tantos aprendizados, resolvemos virar uma página e começar juntos a transformar ingredientes e marcas com nossas próprias mãos, visão de mundo e histórias profissionais – tão particulares e, ao mesmo tempo, tão complementares. Foi por isso que voltamos para a cozinha”, pontua Flavia Campos.

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