Foram apresentados no IAB Meeting 2014, último encontro da entidade este ano, os resultados da pesquisa anual “Brasil Conectado”, um estudo do IAB Brasil em parceria com a ComScore e que compara a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais como televisão, jornais impressos, revistas e rádio no País.
A pesquisa revelou um dado interessante sobre a posse de dispositivos eletrônicos e destacou a liderança do smartphones (com acesso à internet) com um aumento de 20% de 2013 (52%) para este ano (72%). Outro dado que se destacou na pesquisa é a alta penetração do mobile entre os internautas, mostrando uma preferência destes pelo smartphone em relação aos tablets.
O estudo apontou ainda que 3/4 da audiência online brasileira (75%) utiliza regularmente pelo menos 1 de seus dispositivos eletrônicos (computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assiste à TV. Além disso, 7 em cada 10 (69%) entrevistados concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um determinado produto e mais da metade (54%) usa os dispositivos móveis para checar informações de produto enquanto compra em lojas físicas.
O levantamento “Brasil Conectado” destacou também um expressivo percentual de usuários conectados via mobile de 14 a 20 horas (16%) ou mais de 20 de horas semanais (15%), considerando o acesso por meio de smartphones e tablets. Tal dado, aliás, endossa e corrobora com a afirmação de que os dispositivos móveis ganham cada vez mais força no dia a dia dos brasileiros, haja vista o montante elevado de tempo dedicado à conexão móvel.
O IAB Meeting 2014 também contou com a presença de Randall Rothenberg, Presidente e CEO do IAB Estados Unidos, que mostrou dados de como o crescimento da publicidade na internet ultrapassou todos os outros formatos de mídia (rádio, jornal, TV a cabo e TV aberta) nos últimos 8 anos, alcançando os US$ 50 bilhões em todo o mundo, em 2013. Randall ainda sinalizou que a receita publicitária anual dos dispositivos móveis teve 110% de crescimento entre 2012 e 2013, acumulando gastos de US$ 7,1 bilhões no ano passado, globalmente.
Esse alinhamento da preferência mobile pode ser observado nos dados apontados pela pesquisa do IAB Brasil e da ComScore. “Essa tendência mostrada na pesquisa deste ano e embasada pela expressividade do mobile em horas de conexão ganham corpo frente aos dados trazidos por Randall e mostra que o Brasil segue um caminho natural, com características locais”, avalia Rafael Davini, Presidente do IAB Brasil. A pesquisa completa “Brasil Conectados 2014” está disponível na Sala de Imprensa do IAB Brasil.