Envolver os funcionários e trazê-los para dentro de sua história é o objetivo da “Memória Michelin”. Desenhada pela Comunicação Interna, com a curadoria e montagem assinadas pela Debê Produções, a ação vestiu toda a sede, no Rio de Janeiro, com destaques da história da empresa que está há mais de 90 anos no Brasil.
Ao longo dos quatro andares do prédio, incluindo salas de reuniões e corredores, a sede está com exposições de documentos, peças antigas, campanhas de diferentes épocas e lugares, história de seu famoso mascote, sua presença em competições, além de uma linha do tempo com os principais episódios da Michelin no Brasil e no mundo. A exposição permanente também fala de sustentabilidade, inovação, futuro e próximos passos da empresa. Além dos materiais expostos, há QR Codes em diversos locais do prédio, para que as pessoas possam assistir vídeos e ter acesso a mais informações.
“A Memória Michelin chega em um momento desafiador para todos nós, mas mantém o seu objetivo de trazer os colaboradores e parceiros, literalmente, para dentro da nossa história”, afirma Glauce Ferman, diretora de Comunicação da Michelin América do Sul.
Em 2020, o prédio da Michelin no Brasil já havia passado por uma reforma e se tornado “open space”. A ideia era aproximar os setores, trazer mais conforto para o local de trabalho e modernizar a sede. Esse ano, a “Memória Michelin” coroa o novo espaço, enchendo-o de vida e história, como uma espécie de museu vivo.