“The Client Said No”, case da produtora de áudio DaHouse, realizado em parceria com a Innocean Berlin, estreou em grande estilo nos festivais de publicidade. Nesta quinta-feira, o case conquistou o Grand Prix na categoria Radio&Audio do Eurobest, evento organizado pelo Lions Festival, a mesma equipe que organiza o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Além do GP, a ideia também levou Bronze na categoria Entertainment.
The Client Said No é um case inédito e criativo de uma produtora de áudio que cria uma banda de músicas recusadas por seus clientes para divulgar o próprio trabalho. O case deu tão certo que além de levar o Grand Prix em “Radio & Audio” e bronze em “Entertainment” no Eurobest 2020, já conta com mais de 652.000 reproduções no Spotify e milhares de seguidores nas redes sociais. A banda já se apresentou em São Paulo, Buenos Aires, Cannes, Milão, Veneza, Ljubljana, Viena, Munique e Berlim e já realizou mais de 40 shows em grandes espaços e festivais criativos como Cannes, El Ojo, CCSP e Pixel Show.
“Nós promovemos o TCSN como uma banda, visando exatamente o público potencial para consumir as músicas: publicitários. Depois de uma turnê de 40 shows ao redor do mundo e mais de 650.000 streams do Spotify, o setlist começou a desaparecer – uma vez que novos clientes entraram em contato com a banda pedindo para usar as (antes reprovadas) músicas. Ao criar uma banda que funcionou como um cavalo de Tróia, provamos que o que mais importa não é quem fez a música, mas a própria música” afirma Ricardo Wolff, ECD da Innocean Berlin.
Todos na banda são produtores musicais. Eles trabalham compondo música para comerciais, televisão, filmes e até produzindo sons para outros artistas. O que acontece é que as músicas que foram rejeitadas vão parar na gaveta e terminam esquecidas. TCSN é uma forma de reviver aquelas canções que merecem mais do que o esquecimento. “Hoje, quando algumas das músicas que fizemos não funcionam para um comercial ou para o cliente que as solicitou, ficamos felizes porque adicionamos mais uma para o repertório da banda. As músicas não são produzidas da mesma forma que produzimos para um comercial ou filme, elas são arranjadas no estilo da banda para ter uma unidade com o som indie. Nós realmente gostamos do som que vai de Andrew Bird a The Hives” finaliza Lucas Mayer, sócio e diretor musical da DaHouse.
A lista completa dos ganhadores do Eurobest 2020 estão disponíveis para visualização no site do festival.