Chega à TV e à web a nova campanha do Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, focada em mostrar aos consumidores que com o apoio do Zoom não há espaço para dúvidas sobre a Black Friday. A estratégia contempla filmes destinados à veiculação em canais offline e online, com adaptação da linguagem em cada um deles. O filme que será veiculado na TV por assinatura foi criado pela agência Santa Clara e mostra a dúvida de um consumidor sobre clicar ou não clicar para comprar, uma vez que está desconfiado sobre a veracidade do desconto encontrado e da credibilidade da loja. Já o filme da campanha digital, criado pela agência Quintal, reúne Mr. Catra, Anderson Leonardo (vocalista do Grupo Molejo) e os humoristas Marcos Castro e grupo Galo Frito. No filme, os artistas, ligados ao mundo musical, humorístico e que geram buzz nas redes sociais, reinterpretam a música “memeficando” para se aproximar da linguagem “zoeira” da internet. A mensagem da campanha posiciona o Zoom como alternativa para os clientes comprarem com tranquilidade na Black Friday, pois só encontrarão descontos reais e lojas confiáveis.
O vídeo da campanha será veiculado nos principais canais da TV por assinatura, incluindo Fox, Fx, National Geographic, TNT, Warner, Space, Discovery, Discovery Home & Health, Universal, Multishow, MegaPix, Cinemax, Sony, AXN, The History, A&E e E!. “Para materializar a dúvida dos consumidores na hora de aproveitar uma oferta da Black Friday, criamos o bordão: clico ou não clico?”, explica Vinicius Malinoski, redator da Santa Clara. “Este é o terceiro filme da Santa Clara para o Zoom. Como os primeiros fizeram sucesso, quisemos continuar no mesmo caminho. Os anteriores brincavam com a frustração da pessoa que fez uma compra ruim, este agora fala sobre a dúvida na hora de comprar algo que pode ser uma furada.”, complementa.
Já a campanha digital consiste em manter o mesmo conceito ainda que numa linguagem adaptada ao mundo web, através do filme que representa a paródia do comercial da TV. “O Zoom é jovem, próximo, divertido e inovador. Igualzinho à internet. A nossa campanha digital se apropria dessa verdade da marca para ser relevante para o público. A mesma relevância que, sem dúvida, o Zoom terá nessa Black Friday”, explica Rafael Ferrer, sócio da Quintal.
Complementam a campanha vídeos patrocinados nos canais do Youtube do Marcos Castro e do grupo Galo Frito, que fortalecem a linguagem digital e bem humorada da campanha. “Quisemos desenvolver uma campanha com uma linguagem adequada a cada tipo de canal mantendo um único conceito, e não apenas transferir o comercial da TV para os formatos web. A campanha será fundamental para nos posicionarmos como curador da Black Friday, já que vamos identificar os descontos reais e apenas em lojas confiáveis. Além disso, toda nossa infraestrutura foi reforçada, já que prevemos grande aumento do tráfego no dia”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
A mega operação do Zoom para o evento consiste em validar as promoções reais por meio do selo Black Friday, já que as ofertas serão monitoradas em tempo real e comparadas com os preços praticados anteriormente. Além disso, uma equipe de especialistas do Zoom estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre produtos durante o evento. Outra vantagem é que os usuários do Zoom podem sempre comprar em qualquer loja parceira que apresentar a melhor oportunidade de compra, pois para ser credenciada ao site, a varejista passou por um rigoroso crivo para provar que realmente é uma loja confiável. Se ainda assim ocorrer algum imprevisto, os consumidores podem contar com o serviço Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto comprado ou o seu dinheiro de volta.
Os filmes da campanha estão disponíveis por meio do link: www.youtube.com/channel/UCfHBNKX7ee9S1sEfssFh-Zg.
Ficha Técnica do filme de TV – Agência Santa Clara
Anunciante: Zoom
Produto: E-commerce
Agência: Santa Clara
Título: Clico ou não clico
Criação: Leo Avila, Vinícius Malinoski e Maso Heck
Direção de Criação: Santa Clara
Atendimento: Rodrigo Toledo, Manuela Papa e Camila Polido
Planejamento: Marília Barrichello e Regina Foresti
Mídia: Franciane Cravo, Danielle Peres e Gabriel Andrade
Aprovação: Thiago Flores, Nayla Pires e Joana Alves
RTV: Priscilla Sanches e Bárbara B Cansian
Produtora de Filme: Fantástica Filmes e Post
Direção de cena: Marlon Klug
Núcleo criativo: Marlon Klug, Henrique Ribeiro, Rodrigo Stradiotto e Rosane Melink
Designer de produção: Rosane Melink
Direção de fotografia: Bruno Zotto
Direção de arte: Rosane Melink
Produção executiva: Herminio Vinholi Junior
Gerente de processo: Ana Maria Sequinel
Montagem: Marcos Cassel
Pós produção e finalização: Fantástica Post
Direção de pós produção: Rodrigo Stradiotto
Composição: Michel Takahashi e Karlos Schirmer
Artistas 3D: Bruno Wotroba e Leonardo Sindlinger
Artista de desenvolvimento Visual: Estevão Lucas
Engenheiro de pós produção: Ivã Stival
Produtora de Audio: X Levy Bureau
Produção Executiva de Áudio : Maitê Magoga
Maestro : Xuxa Levy
Ficha Técnica da Campanha Digital – Agência Quintal
Cliente: Zoom
Campanha: Black Friday
Agência: Quintal
Planejamento: Leonardo Brossa
Criação: Bruno Pimentel e Fred Ferrer
Direção de Criação: Rafael Ferrer e Daniel Ferreira
Mídia: Luisa Di Blasi
Produtora Filme: Hardcuore
Direção: Breno Pineschi e Rafael Cazes
Direção de Fotografia: Breno Cunha
Fotografia still: Lucas Bori
Atendimento Hardcuore: Clara Queiroz
Produção de elenco: Divina Providência
Aprovação/cliente: Thiago Flores, Nayla Pires e Joana Alves