Salvar vidas vai ter um sabor especial. É essa a mensagem que a Fundação Pró- Sangue quer passar para quem aderir à “Donation Week” – movimento que estende as comemorações pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11) por toda a semana, entre 24 e 29 de novembro. Nesses dias, os tradicionais “lanchinhos” oferecidos após as doações em seis postos da Fundação – entre eles o do Hospital das Clínicas – virão com receitas exclusivas assinadas por grandes nomes da gastronomia.
Serão ao todo 1.500 lanches fornecidos voluntariamente pelos chefs no decorrer da semana. Cada dia contemplará um posto da Pró-Sangue. Na segunda-feira, quem assumiu as panelas foi a chef Bel Coelho, do Clandestino; hoje (25), quem assume é Carlos Bertolazzi, do Zena Caffé; e na quarta-feira (26) tem Shin Koike, do Sakagura A1. Na quinta, é a vez de Renata Vanzetto, do Marakuthai; e na sexta, de Julio Raw, do Z Deli Sanduíches. A semana fecha no sábado com a participação de Helena Rizzo, do Maní, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista The Restaurant.
A adesão de nomes desse porte chama ainda mais a atenção do público para uma causa tão importante como a da doação de sangue no Brasil. Atualmente, são coletados no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores de sangue no país. O número recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.
A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo é uma instituição pública responsável pela coleta, o processamento e a distribuição de 12 mil bolsas por mês. A Donation Week foi idealizada pela Publicis Brasil, agência parceira da instituição há mais de 15 anos. Todos os chefs participam de forma voluntária.