quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoEl Ojo de Iberoamérica anuncia mais quatro presidentes de júri, entre eles...

El Ojo de Iberoamérica anuncia mais quatro presidentes de júri, entre eles um brasileiro

Poucos dias antes do encerramento das inscrições para a edição 2020, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia mais quatro novos presidentes de júri: o brasileiro Marcelo Nogueira, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO, presidirá os prêmios El Ojo Design e El Ojo Produção Gráfica; Anita Ríos, Founder e CCO da Anita & Vega, será a Presidente do El Ojo Film; Carlos Andrés Rodríguez Monroy, CCO da MullenLowe SSP3, comandará o El Ojo Sustentável; e José Luis Rivera y Piérola, Presidente & CCO da Circus Grey, estará à frente do El Ojo Direto.

Esses novos nomes se unem aos quatro Presidentes de Júri já anunciados, que vão colaborar na escolha dos melhores trabalhos da região. Eles foram: o brasileiro Sergio Mugnaini, CCO da SunsetDDB, Presidente do Júri do El Ojo PR; Pablo Alzugaray, Presidente e CEO da Shackleton, que comandará os prêmios El Tercer Ojo, Melhor Ideia Latina para o Mundo e El Ojo Especial Covid-19; Santiago Lucero, Head of Creative Shop South Cone e Diretor de Criação Spanish Latam do Facebook, Presidente do El Ojo Digital & Social; e Jessica Apellaniz, CCO da Ogilvy México & Latam, à frente do El Ojo Conteúdo.

Devido ao contexto regional e global da pandemia, o El Ojo 2020 será realizado excepcionalmente de maneira on-line nos dias 25, 26 e 27 de novembro, mas mantendo tudo o que sempre fez deste festival o mais importante do planeta com uma perspectiva latina. Assim, nessa sua XXIII edição, o El Ojo premiará mais uma vez as melhores ideias, os melhores profissionais e as melhores empresas da Ibero-América e de cada país da região, sempre com o objetivo de estimular, elevar o nível criativo e promover o talento latino.

O Júri, formado pelos mais destacados profissionais de toda a região, vai analisar, selecionar e escolher on-line, nas primeiras etapas de votação, os finalistas e metais entre as peças participantes da Ibero-América. Em uma segunda etapa, todos os Presidentes de Júri de cada um dos Prêmios escolherão em conjunto e com um olhar diversificado e abrangente os Gran Ojos de cada prêmio. Uma fórmula inovadora e característica da visão integradora que o El Ojo promulga, já que todos os Grandes Prêmios são definidos graças à contribuição do seleto grupo de presidentes.

Saiba um pouco sobre os novos Presidentes de Júri do El Ojo 2020:
  • Presidente do El Ojo Design e El Ojo Produção Gráfica – MARCELO NOGUEIRA, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO – Brasil

Marcelo Nogueira começou a carreira como editor de filmes e ingressou na área criativa como estagiário na AlmapBBDO, em São Paulo, onde trabalhou por cinco anos como redator. Em seguida, integrou a equipe de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi por seis anos e meio, retornando ao time da AlmapBBDO em 2010, onde hoje atua como Diretor Executivo de Criação, período em que esteve presente durante os quatro anos em que a empresa se estabeleceu como Agência do Ano no Cannes Lions.

Em seus 20 anos de atuação, ganhou vários prêmios nacionais e internacionais importantes, incluindo 71 Leões no Festival de Cannes, 5 Gold Clios, 1 Grand Clio, 9 Gran Ojos no El Ojo de Iberoamérica, 6 Gold Pencils no The One Show, 19 Lápis em D&AD e 10 Effies. Participou de campanhas de sucesso para grandes marcas como Visa, Mars, HP, Getty Images e Volkswagen, incluindo “Os últimos desejos da Kombi”, Gran Ojo Film, Gran Ojo Interativo e Melhor Ideia Latina para o Mundo no El Ojo 2014.

Nogueira foi o terceiro Diretor de criação mais premiado globalmente em 2017, de acordo com The Drum’s Big Won Report; o segundo diretor de criação mais premiado no Cannes Lions por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017; e o nono no Cannes Lions 2015, de acordo com o Cannes Global Creativity Report. Também pode montar um cubo de Rubik em menos de 5 minutos, mas até hoje, ainda não memorizou a tabuada de sete.

  • Presidente do El Ojo Film – ANITA RÍOS, Founder e CCO da Anita & Veja – Argentina

Conhecida no mundo da publicidade latino-americana como Anita, ela se formou em Publicidade e ensinou Criatividade em universidades da Argentina e da América do Sul. Trabalhou na Y&R e na Del Campo Nazca/S&S. Antes, esteve na VegaOlmosPonce, gerenciando no seu escritório na Argentina, onde foi Diretora Geral de Criação responsável por marcas globais como Axe, Rexona e Impulse. Posteriormente, ela participou da equipe fundadora da David, antes de ingressar no escritório de Buenos Aires da J. Walter Thompson como Diretora Executiva de Criação, juntamente com Sebastián Castañeda. Algumas marcas para as quais trabalhou são: Knorr, Stella Artois, P&G, Bayer, Parmalat, Visa, CNN, Powerade, Movistar, Cartoon Network, Coca-Cola, Staples, Milka e Sunsilk, entre outras. Ganhou prêmios nos mais prestigiosos festivais de publicidade, como Cannes e El Ojo, e foi jurada em muitos deles. No final de 2018, deixou seu cargo de ECD na J.W. Thompson e lançou sua própria agência, a Anita & Veja, com Fernando Vega Olmos, onde é fundadora e CCO. Agora chega ao El Ojo 2020 como Presidente de Júri do El Ojo Film, categoria na qual soube brilhar e desenvolver todo o seu talento.

  • Presidente do El Ojo Sustentável – CARLOS ANDRÉS RODRÍGUEZ MONROY, CCO da MullenLowe SSP3 – Colômbia

Nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1985. Profissional em Comunicação Social pela Universidad Javeriana, trabalha na MullenLowe SSP3 desde 2008, onde ocupou os cargos de Redator e Diretor de Arte. Já trabalhou para marcas como Ministério da Defesa Nacional, Unilever, Mazda, Baviera, Banco de Helm, Red Bull, Copa Airlines e Alpina, entre outras. É vencedor em diversos festivais, como Cannes Lions, New York Festival, El Ojo de Iberoamérica, Caribbean Advertising Festival e Premios Nova de la Publicidad Colombiana. Atualmente, atua como CCO na MullenLowe SSP3. No ano passado, ele chamou a atenção dos participantes do El Ojo, junto com seu colega Juan Pablo García (COO da MullenLowe SSP3), com a conferência “Contradições 2020”, na qual reforçaram a importância da criatividade no mundo atual, quase antecipando – sem saber – o que viveríamos neste ano. Com sua visão desenvolvimentista e sustentável, terá agora a responsabilidade de liderar os jurados na escolha das melhores ideias para o prêmio El Ojo Sustentável.

  • Presidente do El Ojo Direto – JOSÉ LUIS RIVERA Y PIÉROLA “COYOTE”, Presidente & CCO Circus Grey – Peru

José Luis tem 28 anos de experiência em publicidade. Ele trabalhou em redes como Ogilvy, TBWA e Leo Burnett. Foi vencedor do primeiro Leão de Cannes para o Peru, com trabalho para a Procter & Gamble (P&G). Teve experiência internacional como Diretor de Criação na Leo Burnett em Miami, Porto Rico e Chicago, trabalhando para o mercado hispânico da P&G US e ajudando o detergente Gain a se tornar uma marca de 1 bilhão de dólares. José Luis ganhou prêmios em festivais como Cannes Lions, D&AD, Festival de Londres e Festival de Nova York. No ano passado, ganhou o Gran Ojo PR pela emocionante campanha “The life saving soap operas” para o Ministério de Saúde do Peru. Em 2008, voltou ao Peru e fundou a Circus, agência número 1 do mercado local, onde foi Diretor de Criação. Em 2013, se tornou fundador e CCO da CARNE (segunda agência da Grey no Peru). A CARNE cresceu cinco vezes seu tamanho em apenas quatro anos e em 2018 ganhou o primeiro LATAM Grand Effie para o Peru e 2 Leões de Prata em Cannes. Recentemente, seu cliente APU foi escolhido como uma das marcas mais poderosas da Effie Global, ao lado de marcas icônicas como Apple e Nike. Hoje José Luis é Presidente e CCO da Circus Grey (desde 2019) e, com sua equipe, ganhou três Leões na última edição do Festival de Cannes, além do Gran Ojo PR no El Ojo 2019.

Artigos relacionados

Novidades