quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalEl Ojo de Iberoamérica anuncia os primeiros conferencistas da Edição 2020

El Ojo de Iberoamérica anuncia os primeiros conferencistas da Edição 2020

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica apresenta os primeiros conferencistas confirmados para sua edição especial online, que em mais um ano propõe um incrível Ciclo de Capacitação e Inspiração para refletir, debater, repensar, analisar e compartilhar tudo o que estamos vivendo nestes tempos: a relevância da criatividade, a nova indústria que está emergindo, as mudanças impostas pela pandemia e os desafios que temos pela frente. Um futuro cheio de incógnitas.

A XXIII edição do El Ojo será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020 em um formato online, devido ao contexto regional e global de pandemia, mas mantendo todas as características que sempre fizeram do festival o evento mais importante da criatividade ibero-americana.

Para reafirmar seu compromisso total com a indústria, ainda mais em momentos difíceis como este, o El Ojo de Iberoamérica convidou grandes referências da indústria mundial da comunicação para compartilhar suas experiências, visões e para saber o que estão pensando sobre o futuro da criatividade. E não apenas sobre o que a Covid-19 gerou, mas também tudo o que está ocorrendo na sociedade global, com temas importantes como racismo, diversidade de gênero, inclusão, meio-ambiente, transformação digital, a conexão das marcas com os consumidores e seus novos hábitos.

Os primeiros conferencistas confirmados no El Ojo 2020 são:

  • FERNANDO MACHADO – Chief Marketing Officer Global do Burger King

Considerado o rei do marketing, dono de todos os prêmios da indústria, Fernando Machado é brasileiro e, antes de atuar no Burger King, esteve durante 18 anos na Unilever. Trabalhando para a Dove, liderou a equipe que realizou a impressionante campanha “Real Beauty Sketches”, ganhadora do Gran Ojo Film e Melhor Ideia Latina no El Ojo de Iberoamérica 2013 e o Gran Ojo Eficácia em 2014, além do GP de Titanium no Cannes Lions. Atualmente, como CMO Global do Burger King, seu enfoque é criar uma marca com propósito, modernizando seu design e inspirando a organização ao redor do seu desenvolvimento. Sob a sua liderança, o Burger King foi Anunciante do Ano nos D&AD (em 2016), em Cannes (2017) e no One Show (2018). No El Ojo 2017, as campanhas “Google Home of the Whopper” e “Burning Stores” conquistaram importantes prêmios, como o Gran Ojo Media e Tercer Ojo para a primeira e o Gran Ojo Gráfica para a segunda.

Em 2018, o Burger King se consagrou como Anunciante do Ano do El Ojo de Iberoamérica ao conquistar quatro Gran Ojos, graças ao trabalho junto à LOLA MullenLowe España, DAVID Miami, La Despensa Espanha, DAVID São Paulo, DAVID Buenos Aires e McCann Lima. Naquele mesmo ano, Machado deslumbrou o público com a conferência “Be afraid. Be very afraid. But do it. (Tenha medo. Tenha muito medo. Mas faça)” e com sua Masterclass “¿Qué carajo están haciendo?”. Neste ano, voltará a compartilhar a sua visão no palco virtual do El Ojo.

  • JOSÉ MIGUEL SOKOLOFF – Presidente Global do Conselho Criativo do Grupo MullenLowe, Sócio-Fundador da MullenLowe SSP3 e Líder Criativo do MullenLowe Group UK

Nascido na Colômbia, foi reconhecido pelo trabalho realizado para o Ministério de Defesa e se transformou em uma referência do mundo cultural e da criação publicitária. Como líder criativo, levou o MullenLowe Group UK a se consagrar como Agência do Ano no Campaigns for Good Awards 2019. Na agência inglesa, trabalha cara a cara com o governo britânico na comunicação e prevenção da Covid-19.

É um dos talentos criativos mais importantes da indústria publicitária mundial. Reconhecido mais de cinco vezes pelo El Ojo de Iberoamérica como melhor diretor de criação da Colômbia, começou sua carreira em 1986 na Leo Burnett. Ao longo de sua jornada profissional, foi o único ganhador do D&AD Lápis Negro outorgado a uma agência da América Latina e de um Cannes Lion de Titânio. Também possui o prestigiado Grand Prix de Efetividade IPA do Reino Unido, um Grand Prix Jay Chiat e dois Grand Prix no El Ojo, em 2011 e em 2012, por Operación Navidad e Ríos de Luz, trabalhos realizados para PAHD do Ministério de Defesa da Colômbia, prêmios que se juntam ao reconhecimento de Sokoloff como Melhor Criativo da Ibero-América em 2006.

Sua relação com o El Ojo de Iberoamérica também inclui ter Presidido o Júri do El Ojo Rádio em 2011 e proferido a conferência “La publicidad ya te cambió la vida, ahora tu cámbiasela a alguien”, naquele mesmo ano.

  • EVA SANTOS – Consultora Criativa Independente

Eva Santos é uma Consultora Criativa Independente. Anteriormente, atuou como Diretora de Criação Global da Proximity Worldwide, desde que assumiu o posto, em 2017, tornando-se a segunda profissional espanhola – depois de Miguel Ángel Furones – a atingir esta posição global. Eva combinou essa função com a Direção Geral de Criação da Proximity da Espanha. Em 2018, ela foi selecionada como a publicitária do ano pela Royal Academy of Advertising e incluída na lista da Forbes das 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios. Naquele ano, ela também foi eleita Diretora de Criação do Ano pela revista Control.

Em 2017, Eva foi incluída no Creative 100 da Adweek e, nessa lista, Eva foi considerada uma das 10 líderes mundiais que estava reinventando a indústria da publicidade. No mesmo ano, ela também foi incluída na lista Women to Watch Europe, produzida pela Ad Age, e foi a única criativa espanhola incluída na lista Magnificent Advertising Creatives do Marketing Communication News. Em 2016 Eva foi eleita a Profissional de Marketing e Publicidade Sub 41 do Ano pelo Júri do Clube dos Prêmios de Eficiência e a “Mulher a Seguir”, na categoria Publicidade, da revista Anuncios. Recentemente foi eleita a segunda profissional mais admirada do mercado espanhol, de acordo com o estudo realizado pela Scopen.

Eva foi júri dos festivais de criação mais importantes: duas vezes presidente do El Ojo de Iberoamérica, duas vezes no One Show, três vezes no Cannes Lions e no Prêmios Clio, entre outros. Acumulou mais de 100 prêmios em sua carreira, incluindo vários grandes prêmios conquistados com suas campanhas para a Audi “La muñeca que eligió conducir ” e ” Por siempre jamás “.

Eva é uma das fundadoras da #masmujerescreativas, plataforma colaborativa e independente criada com o objetivo de promover a visibilidade e a igualdade de oportunidades das mulheres publicitárias. Ela ministrou palestras sobre criatividade e igualdade em Cannes, Taiwan, Colômbia e Buenos Aires. Desde 2017, preside o INSPIRATIONAL Festival, da Espanha, focado em inovação e organizado pelo IAB. Também é uma das sócias fundadoras do “15 Dias Para”, plataforma cidadã composta por perfis multidisciplinares que atua para detectar necessidades na crise Covid e tentar saná-las através da criação de alianças com instituições públicas ou privadas.

Eva marcará presença nesta edição especial online do El Ojo de Iberoamérica após duas apresentações com casa cheia: em 2015, com palestra intitulada “O bom é inimigo do genial”, e em 2017, com “Taylor X O Rei Arthur”.

  • ANDRÉS ORDOÑEZ – Executive Creative Director da FCB Chicago

Andrés Ordóñez é um dos grandes líderes criativos latinos que, com mais de 18 anos de experiência, colaborou no sucesso das marcas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira, tanto na Colômbia, quanto em agências de destaque na Espanha, no Reino Unido, em Porto Rico e nos Estados Unidos.

Depois de um grande trabalho criativo na Energy BBDO, agência com a qual ganhou inúmeros prêmios, incluindo um Gran Ojo Design no El Ojo de Iberoamérica 2018, com “Prescribed to death”, um monumento com milhares de pílulas esculpidas com rostos humanos para representar as 22 mil pessoas que morreram de dependência de opiáceos nos Estados Unidos naquele ano. Ordoñez foi convocado em 2019 por Susan Credle, Diretora de Criação Global do Grupo FCB, para liderar a criatividade do icônico escritório da FCB Chicago, um das mais importantes da FCB em todo o mundo e agência vencedora da Gran Ojo Produção Gráfica 2019, com “The gun violence history book”, para Illinois Council Against Handgun Violence.

Antes disso, em 2016, foi nomeado Diretor Criativo da Energy BBDO, impulsionando a inovação na construção de ideias para a ampla gama de clientes da agência, incluindo MillerCoors, American Egg Board, Avocados From Mexico, Bayer, Kerrygold, National Safety Council, OceanSpray, Luxottica, Mars. Wrigley e SC Johnson. Até que mudou-se para a FCB Chicago (2019) para trabalhar em estreita colaboração com Susan Credle (palestrante no El Ojo 2018) unindo-se ao FCB Global Creative Council com um novo conjunto de objetivos e pronto para continuar dando tudo pelas pessoas e pelo trabalho. Ele estará presente no El Ojo 2020 para compartilhar a sua visão sobre o setor e os desafios que o esperam.

Sem dúvida, com esse conjunto de profissionais o El Ojo será, por mais um ano, o espaço ideal para aprendizagens e ensinamentos para o futuro como sociedade, como indústria e como profissionais de comunicação, marketing, publicidade e produção.

COMO PARTICIPAR

Muito do que há de especial no El Ojo 2020 estará relacionado à possibilidade de participar de qualquer lugar. É hora de se esquecer as despesas de viagem e hospedagem para estar em Buenos Aires. O mais importante encontro de criatividade regional ibero-americana estará ao alcance de todos e chegará a todos os cantos do planeta com o mesmo espírito de inspiração, formação e reconhecimento que só o El Ojo pode proporcionar.

Para os interessados em não perder esta oportunidade única de participar do Grande Festival da Criatividade, o El Ojo anuncia a pré-venda de entradas com desconto especial de 60% para as primeiras 300 entradas, válida apenas até o dia 9 de outubro.

É possível adquirir agora por meio do site entradas.elojodeiberoamerica.com

 INSCRIÇÕES PARA A PREMIAÇÃO 2020

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio 2020, que reconhece os melhores trabalhos de cada país da Iberoamérica e região como um todo, tanto em tempos “normais”, como também as melhores ideias, ações e trabalhos criados e realizados nestes tempos de pandemia.

Artigos relacionados

Novidades