A NBS Rio+Rio, em parceria com o Sebrae/RJ, lança a marca Santa Marta We Care, nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 10h, na sede da agência no Santa Marta, comunidade do Rio de Janeiro (Rua José Manuel Machado, 5A – Estação 2 do Plano Inclinado). O projeto traz uma linha de produtos desenvolvida por um grupo de artesãs do Santa Marta para ser comercializada nos principais pontos turísticos da favela. São souvenirs como canga, dois modelos de bolsa, porta-água, camiseta e echarpe que pretendem fortalecer a marca da primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro.
A primeira coleção trará cerca de 600 peças, 100 de cada produto, que serão vendidas com preços que variam de R$10,00 a R$60,00. Os itens também serão vendidos nas casas das próprias artesãs. Os endereços serão incluídos na rota dos guias turísticos e os produtos também poderão ser encomendados pela página do Facebook https://www.facebook.com/santamartawecare
A iniciativa visa profissionalizar a relação comercial das artesãs, sintonizando a produção de souvenir com as tendências da moda contemporânea e o estilo de vida de seus visitantes, incentivando o turismo e o comércio local. “A gente sempre teve criatividade, além de muita vontade de crescer e expandir nosso negócio. Esse projeto nos ajudou a colocar de pé um antigo desejo nosso de produzir souvenirs para os turistas, com o tema da nossa comunidade. Adorei o resultado e acho que essas peças têm tudo para conquistar, além dos turistas, os próprios moradores locais”, considera Marisete Gomes, uma das artesãs participantes do projeto.
A costureira Andreia Miranda destaca que: “Eu tenho uma lojinha na laje do Michael Jackson e sempre vendo muita coisa para os turistas. Mas dessa vez é diferente. Estou participando desde a ideia até a execução desses novos produtos. E eles têm a cara do Santa Marta.”
Para chegar no conceito da coleção We Care e na escolha dos modelos dos produtos, o Sebrae/RJ realizou o levantamento de aspectos da cultura local, com um cronograma de consultorias coletivas para o desenvolvimento dos produtos mais adequados para compor a coleção. A instituição também realizou a oficina “Aprendendo a Formar meu Preço”, orientando as artesãs a calcular os preços de suas mercadorias para que sejam competitivos no mercado, e auxiliou na formalização das empreendedoras. “Hoje, o Santa Marta We Care é considerado patrimônio cultural local, representando um modelo do desenvolvimento econômico, por meio do estímulo ao empreendedorismo na comunidade”, ressalta Carla Teixeira, coordenadora de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas do Sebrae/RJ.
A diretora de negócios da NBS Rio+Rio, Aline Pimenta, avalia que hoje existe um grande fluxo de turistas que visitam o Santa Marta. “O projeto busca reverter esse fluxo existente em benefícios e renda para a comunidade”. A executiva ressalta que “nossa ideia é buscar empresas parceiras para, junto com o Sebrae/RJ, expandir esse projeto para outras comunidades cariocas, ainda este ano”.