domingo, dezembro 22, 2024
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Abrasce elabora protocolo de operações com medidas para a reabertura dos shoppings

Todos os 577 shoppings do Brasil foram fechados a partir das recomendações dos decretos municipais e estaduais. Aos poucos, o processo de reabertura dos estabelecimentos, que são ambientes em que as pessoas circulam de forma organizada e espaçada, já começou em algumas cidades.

Para definir uma regra mútua para todos, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) criou um protocolo rigoroso com mais de 20 medidas que visam um reforço na higienização, além de um procedimento minucioso para garantir a saúde de clientes e colaboradores. Os tópicos foram criados a partir de experiências internacionais, boas práticas de outros setores e também com recomendações de especialistas da saúde.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os shoppings têm plena capacidade de operar de forma segura: “O nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual, onde conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos”, definiu o executivo da entidade.

Os shoppings estão comprometidos a seguir as seguintes recomendações para promover um atendimento seguro e eficiente para todos:

  1. Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;

    2. Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;

    3. Testagem de todos os funcionários e lojistas;

    4. Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;

    5. Horário de funcionamento reduzido;

    6. Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;

    7. Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração;

    8. Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;

    9. Higienização do Shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc;

    10. Serviço especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive thru;

    11. Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e Restaurantes em 50%;

    12. Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;

    13. Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);

    14. Remoção de áreas como lounges;

    15. Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;

    16. Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas,

    17. Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar condicionado,

    18. Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos;

    19. Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;

    20. Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;

    21. Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à COVID.

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