quinta-feira, outubro 31, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesRosas de Ouro apresenta logo do Carnaval 2015 assinado pela Y&R

Rosas de Ouro apresenta logo do Carnaval 2015 assinado pela Y&R

A Sociedade Rosas de Ouro inova mais uma vez ao apresentar seu novo logo temático, uma elaborada ilustração que retrata e sintetiza o enredo do Carnaval 2015. Com o objetivo de ser uma imagem inspiradora para tudo o que envolver a produção do próximo desfile, a nova identidade visual foi desenvolvida pela Y&R baseada no tema deste ano: “Depois da Tempestade, o Encanto”. O enredo traz para o mundo da fantasia um fato real da história da própria escola, um momento de adversidade em que a força de seus integrantes transformou-se em magia e alegria.

“É a primeira vez que temos um logo tão elaborado, envolvendo até uma produção em 3D e criado por grandes designers e ilustradores. Esse é um dos maiores presentes que a Rosas de Ouro já ganhou”, enfatiza a presidente Angelina Basílio. “Até agora usamos soluções caseiras para criar a nossa marca. A Rosas de Ouro foi umas das primeiras escolas a ter um logotipo no carnaval e isso vem desde a gestão do ex-presidente Eduardo Basílio. Hoje temos um dos melhores produtos já feitos para o carnaval de São Paulo”, completa a presidente.

O tema “Depois da Tempestade, o Encanto” conta o momento vivido pela agremiação, quando na concentração pré-desfile foi surpreendida por uma forte chuva de granizo. O enredo ilustra a história de superação por meio de contos de fadas clássicos, como Peter Pan e a Terra do Nunca, Alice no País das Maravilhas, A Bela e a Fera e o Mágico de Oz.

Criado a quatro mãos pela Y&R e pela Rosas de Ouro, todos esses elementos se encontram em um tabuleiro de jogo de xadrez, o próprio tabuleiro da vida. No centro desse cenário estão nossos personagens, personificados pelos próprios carnavalescos, dividindo o lado sombrio e o lado iluminado das grandes fábulas. De acordo com Jorge Iervolino, diretor de Criação da Y&R, os opostos se completam nesta criação. “O centro desse cenário, onde colocamos a presidente Angelina Basílio, a diretora Ana Paltrinieri e o carnavalesco Jorge Freitas incorporando personagens de contos de fadas, representa a própria essência do que somos, resultado do lado bom e mau da vida ao nosso redor”.

Para criar essa imagem foram usadas técnicas diversas, envolvendo talentosos parceiros da Y&R: uma ilustração hiper-realista em 3D, criada pelo Studio Malagueta, transformou em real esse mundo fantástico. O fotógrafo Lúcio Cunha foi o responsável pelas fotos dos carnavalescos, posteriormente inseridas no cenário em computação gráfica.

Tradicionalmente, a escola de samba apresenta seus carnavais com um logotipo que acompanha toda identidade visual do tema escolhido. De 1998 a 2007, o carnavalesco Raul Diniz, que também era artista plástico, desenvolveu o selo oficial do carnaval. Depois disso, Jorge Freitas, que assumiu esse cargo, herdou também a responsabilidade dessa criação. A parceria inédita na concepção da identidade visual do Carnaval 2015 é fruto de uma relação que se iniciou em 2012, quando a Rosas de Ouro homenageou o publicitário e CEO do Grupo Newcomm, Roberto Justus. “Fiquei muito emocionado e extremamente honrado por ser homenageado por uma das maiores escolas de samba do País”, conta Justus. “Fizemos um dos desfiles mais lindos e grandiosos já realizados pela Rosas de Ouro. Já na apresentação do enredo ‘O Reino do Justus’, sentimos que seria um carnaval que marcaria a história da nossa agremiação e foi o que aconteceu”, relembra Darlan Alves, intérprete oficial.

Desde então, criou-se uma relação de carinho e respeito entre a escola e o empresário. Em 2014, a Rosas apresentou o enredo “Inesquecível”, que contava a vida de uma pessoa com 50 anos, desde o seu nascimento, e homenageou todas as referências de música, desenho, personalidades, esportistas e programas infantis de sua vida. Roberto Justus foi um dos homenageados como personalidade “Inesquecível” da escola durante um ensaio na quadra. “É um grande orgulho para a Y&R assinar a criação que retrará justamente a história de superação da escola”, conclui Justus.

Artigos relacionados

Novidades