A Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, lançou, no último domingo (17/08), no intervalo do Fantástico, na TV Globo, sua campanha publicitária para reforçar o papel do gás natural na geração de energia elétrica no Brasil. A empresa apresenta sua nova tagline “Segurança Energética Gerando Oportunidades” e demonstra como ajuda a garantir energia firme para o país por meio de seu negócio e, ao mesmo tempo, oferece às pessoas inúmeras oportunidades, sejam elas profissionais, de desenvolvimento social e ambiental ou culturais.
As peças publicitárias serão veiculadas na programação dos principais canais de televisão, além de serem divulgadas em mídias digital, exterior e rádio, com foco nas principais regiões de atuação da companhia: Amazonas, Maranhão, Roraima, Sergipe e Brasília.
O lançamento da campanha é marcado pela estreia do filme “Multiplicidade”, que aposta em uma linguagem acessível e visualmente impactante para apresentar, de forma didática, o conceito de segurança energética. A peça faz uma comparação entre a variedade de fontes de energia no Brasil, como hídrica, térmica, eólica e solar, e a diversidade cultural da população, destacando o gás natural como uma fonte imprescindível para manter o sistema elétrico brasileiro estável e sustentável.
Segurança energética significa garantir o fornecimento contínuo e confiável de energia para todos, mesmo diante de desafios como condições climáticas extremas ou aumento da demanda de eletricidade. Para isso, é necessário diversificar fontes, utilizar os recursos de forma eficiente e desenvolver a capacidade de responder a imprevistos. Com seu modelo de negócio, a Eneva reafirma seu compromisso com um Brasil mais resiliente e preparado para o futuro.
“Acreditamos no poder da comunicação para aproximar temas complexos da sociedade em geral. Nosso objetivo é mostrar como a transição energética já está presente na vida das pessoas e explicar que esse movimento deve ser feito com segurança, gerando impacto positivo para a população brasileira”, destaca Aurélio Amaral, diretor-executivo de Comunicação e Relações Externas da Eneva.
O mote da campanha – a multiciplicidade – vem do fato do Brasil ser formado por muitos Brasis — uma multiplicidade de tons, pessoas e culturas. Essa diversidade também se reflete na energia do país, que é gerada a partir de múltiplas fontes que se complementam, cada uma com seu papel. A nova campanha publicitária foi criada para destacar essa pluralidade e reforçar a importância de cada uma dessas fontes na composição da matriz energética brasileira, reconhecida por sua diversidade.
Além de abordar a importância do fornecimento de energia contínuo, a campanha traz um forte componente social. Uma série de seis minidocumentários conta histórias reais de transformação na vida de pessoas que vivem nas regiões de atuação da empresa. Em um dos filmes, é revelada a mudança na vida de uma família que, ao começar o cultivo do café, passa a dispor de uma renda. A oportunidade veio do projeto Agroflorestal, uma iniciativa da Eneva no Amazonas, que apoia todo o plantio de café Robusta.
Além do Amazonas, a Eneva atua no Maranhão, Roraima, Sergipe e Bahia, por meio de projetos sociais voltados à educação e à geração de renda e inclusão, com foco especial na redução da pobreza e no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nosso objetivo é mostrar as pessoas, os personagens e os rostos dessas trajetórias de superação e de desenvolvimento. Estamos contando essas histórias tão diferentes entre si, mas que têm em comum a energia do brasileiro e o que ele faz com a oportunidade que recebe”, ressalta Aurélio Amaral.
A campanha conta ainda com uma landing page (gerandooportunidades.com.br), em que o público pode saber mais sobre segurança energética e sobre os projetos socioambientais da empresa. Com a tagline “Segurança Energética Gerando Oportunidades”, a Eneva reafirma seu compromisso com um futuro energético plural, seguro e transformador.
Campanha Eneva “Segurança Energética Gerando Oportunidades”
– Filme principal “Multiplicidade” – lançamento em 17/08
– Minidocumentários – lançamento semanal a partir de 17/08
- Café e ensino técnico no Amazonas: o filme relata a história de Dona Dores e de seu filho, Henrique Brasil. A matriarca da família conta as mudanças em sua vida a partir de sua participação no projeto Agroflorestal, da Eneva, que dissemina conhecimento e fornece infraestrutura para a produção do café tipo Robusta. Dona Dores conta que somente com o projeto ela teve a oportunidade de conquistar uma fonte de renda.
- Nosso Cacau, no Maranhão: o vídeo, estrelado por Seu Valcir, mostra os resultados do projeto Nosso Cacau, no Maranhão, e destaca a relevância de uma produção certificada e de qualidade para os agricultores terem bons resultados.
- Elas Empreendedoras, em Roraima: o filme mostra o trabalho realizado por Nilmara Melo, líder do projeto Elas Empreendedoras, da Eneva, e destaca a importância da capacitação fornecida pelo programa para mulheres em situação de vulnerabilidade partirem para o empreendedorismo, com a oportunidade de terem uma renda e desenvolverem suas habilidades.
- Azulão, em Itapiranga (AM): o vídeo mostra a história de Giancarlos Mata, um itapiranguense que tem orgulho de trabalhar na sua cidade e em um projeto tão importante para a segurança energética do país, o Complexo Azulão 950.
- O Museu da Gente Sergipana: o filme revela o trabalho realizado pelo Museu da Gente Sergipana, por meio do dia a dia de Ézio Déda, o diretor da instituição, que recebe apoio da companhia para fortalecer a cultura local.
- Uma história de transformação econômica em Santo Antônio dos Lopes (MA): o minidocumentário mostra, por meio da rotina de Dona Evielma, comerciante em Santo Antônio dos Lopes, como o município se desenvolveu economicamente desde que a Eneva está presente na região. A personagem conta como aumentou sua renda a partir das vendas no armarinho da cidade.
Ficha técnica
Anunciante: Eneva
Agência: Grito
Criação: Rodrigo Bera, Bernardo Annechino, Igor Maia e Matheus Garcia
Planejamento: Hugo Monteiro e Victor Hlebetz
Atendimento: Amanda Alves
Midia: Paolla Rodrigues, Valleria Pereira e Sarah Duarte
Time do Cliente:
Renata Neves, André Giserman, Sabrina Couto e Felipe Leitão
Produto: Institucional
Nome da campanha: Multiplicidade
Produtora: Tronco
Direção: Jonas
Direção de fotografia: Du Saldanha
Assistente de câmera e produção de set: Rafaella A. Machado
Edição: Ádamo Ovalhe e Raquel Nogueira
Line producers: Mau Kessler e Shi Menegat
Produção Executiva: Gazpacho Produções
Assistência de Produção Executiva: Larissa Campos, Thiago Citino e Nathalia
Calixto.
Fotografia: Rodolfo Goud
Produtora de som: Heaven loops
